Créditos: Intel

Intel confirma especificações técnicas dos processadores Alder Lake-P e H

Um guia sobre otimizações voltadas para Alder Lake foi publicado para desenvolvedores

A Intel publicou um guia para direcionar desenvolvedores nas otimizações voltadas para aplicações usando os futuros CPUs Alder Lake, a 12ª geração de processadores Intel Core. O guia, que é bem grande, confirma algumas das especulações acerca da próxima arquitetura da Intel.

Uma das confirmações é que a série Alder Lake-P (mobile) realmente irá oferecer SKU com dois núcleos de performance e oito núcleos eficientes e 96 unidades de execução para os gráficos integrados Intel Xe. A série "P" irá substituir a atual "U" usado nos CPUs Tiger Lake. Já a série "H" oferece solução mais robusta com seis núcleos de performance e oito eficientes, além dos mesmos 96 UE.

Em relação aos desktops, o diagrama da Intel mostra dois modelos. Um SKU com 16 núcleos, sendo oito para desempenho e os outros oito eficientes, possivelmente usado em um Core i9. Além de um outro SKU que será equipado com seis núcleos de performance, a mesma quantidade do i5-12400 que apareceu em vazamento recentemente. Ambos os modelos terão 32 UE para gráficos integrados.

- Continua após a publicidade -

Apesar do diagrama mostrar núcleos "C" (apenas Core) e "A" (Atom), a Intel também os chama de "P" (performance/Golden Cove/grande) e "E" (eficiente/Gracemont/pequeno). O guia mostra que os núcleos Golden Cove e Gracemont terão caches L1 e L2 separados, mas cache L3 (LLC) compartilhados entre eles. O documento também menciona otimizações para jogos. Um trecho, na íntegra, diz:

"Jogos são um segmento crítico para Alder Lake-S (ALD-S), e nenhuma perda de desempenho é aceitável. Enquanto muitos jogos são GPU-bound, títulos AAA rodando em GPUs high-end geralmente são CPU-bound. Os jogos serão, geralmente, CPU-bound em um ou dois threads críticos e eles terão um sistema de tarefas enumerados tanto para núcleos lógicos quanto físicos. Já que é difícil remover carga do threads críticos para jogos, a regra de Amdahl geralmente previne contagem de núcleos escalonando além de seis a oito núcleos, mas isso não significa que os jogos não usam mais que seis a oito núcleos-threads".

O material diz que os CPUs Intel Alder Lake terão instruções AVX512, mas somente com os núcleos eficientes desativados. Porém segundo Ian Cutress, do site Anandtech, a informação pode estar errada e deve ser corrigida. Ele acredita que seria uma grande perda retirar a instrução e que, se os rumores estiverem corretos, somente a AMD com a arquitetura Zen 4 irá oferecer AVX512 nos próximos anos.

O guia para desenvolvedores da Intel é amplo e técnico no que diz respeito as otimizações voltadas para aplicações e jogos usando os CPUs Intel Core Alder Lake. O lançamento da próxima geração de processadores Intel é esperada para acontecer no dia 4 de novembro.

- Continua após a publicidade -

Intel Core i5-12400 aparece em benchmarks e é mais rápido do que o AMD Ryzen 5 5600X

Intel Core i5-12400 aparece em benchmarks e é mais rápido do que o AMD Ryzen 5 5600X
CPU irá contar somente com os núcleos Golden Cove para desempenho

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz Fonte: Intel
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.