Créditos: Reddit

Windows Subsystem for Linux está disponível como app para Windows 11

Nova versão pode ser instalada e atualizada como um simples app na loja

A Microsoft lançou recentemente uma versão preview do Windows Subsystem for Linux (WSL), que agora está disponível na Microsoft Store, exclusivamente para máquinas com Windows 11. Essa versão faz com o que o WSL seja independente do sistema operacional, podendo ser atualizado como qualuer outro app da loja.

A gigante de Redmond informa, em seu blog que:

 “este é exatamente o mesmo WSL que você conhece e adora, tudo o que mudamos é de onde ele é instalado e atualizado”.

Essa nova versão está em uma fase de testes e melhorias, e será disponibilizada para todos futuramente.

- Continua após a publicidade -

Detalhando melhor, uma publicação no Blog da Microsoft, a atual distribuição do WSL é um componente opcional que é instalada junto com o sistema operacional, e para ser ativada é necessário is até a opção “Ativar ou desativas recursos do Windows”, dentro do painel de controle, ativar o “Susbsistema do Windows para Linux”. Sendo necessário em seguida reiniciar a máquina e instalar uma distribuição, e também, o processo de atualização dos binários do WSL são feitos junto com atualizações do sistema. 

Recurso independente

Essa nova versão move os binários da instalação do sistema para a loja, fazendo com que a adição de recursos como rodar aplicativos com interface gráfica, aceleração via GPU, e montagem de sistemas de arquivos sejam adicionados através da atualização de um aplicativo na loja, sem ser necessário atualizar todo o sistema operacional, ou entrar no programa Insider Preview para testar essas funcionalidades antecipadamente.

O WSL da Microsoft Store já vem com recursos interessantes já ativados como:

  • Aceleração via GPU, podendo rodas aplicações linux com interface gráfica
  • Novas funcionalidades do comando wsl.exe --mount que agora permite montar arquivos VHD mais facilmente.
  • Kernel do Linux na versão 5.10.60.1, além de outros recursos

Como instalar o WSL no Windows 11

Basta certificar-se de estar em uma build do Windows 11 superior a 22000, estar com a “Plataforma de Máquina Virtual” habilitada dentro de “Ativar ou desativas recursos do Windows”, ou para os mais familiarizados com linha de comando, rodar em Modo Administrador no PowerShell o comando:

- Continua após a publicidade -

dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all

Em seguida, acessar essa página, (https://aka.ms/wslstorepage) instalar o WSL e escolher a distribuição de sua preferência, e pronto. É possível manter as duas versões do WSL ativas na máquina, tanto a da loja quanto a “embutida” no sistema.

Para desinstalar a versão da Microsoft Store é como qualquer outro app, basta encontrá-lo no Menu Iniciar, com o botão direito clicar em “Desinstalar”.

Mais informações no portal oficial para o recurso, nesse link.

Primeira atualização do Windows 11 deixa processadores AMD ainda piores

Primeira atualização do Windows 11 deixa processadores AMD ainda piores
Primeira versão já havia deixado CPUs Ryzen até 15% mais lentos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wccftech Fonte: Blog Microsoft
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.