Créditos: Square Enix

Final Fantasy XIV se torna o jogo mais rentável da franquia

Naoki Yoshida revelou a informação em antecipação ao lançamento da expansão Endwalker
Por Luiz Schmidt 13/10/2021 17:00 | atualizado 13/10/2021 17:02 Comentários Reportar erro

Durante evento de prévia para o lançamento de Endwalker, expansão do MMORPG Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida, diretor por detrás do sucesso do jogo da Square Enix, revelou que o multiplayer se tornou o Final Fantasy mais lucrativo da franquia. Além disso, o diretor também confirmou que o game ultrapassou a marca de 24 milhões de jogadores, após o lançamento da última expansão do jogo.

Yoshida não divulgou números relacionados aos lucros obtidos por Final Fantasy XIV, mas revelou como a contagem de jogadores subiu ao longo dos 11 anos em que o jogo está disponível. Em 2015, FFXIV possuía cerca de 4 milhões de jogadores registrados. O número atingiu 10 milhões, após o lançamento da segunda expansão, lançada em 2017, intitulada Stormblood. De lá para cá, a popularidade do jogo continuou em uma crescente exponencial até atingir, em 2021, a marca de 24 milhões de jogadores registrados ao redor do mundo.

Naoki Yoshida é amplamente creditado pelo sucesso do jogo que teve um lançamento catastrófico. Após assumir a direção do MMORPG, o diretor aos poucos conseguiu transformar a opinião do público sobre o jogo. "Vocês sabem o quanto as coisas foram problemáticas para nós com o Final Fantasy 14 original. Desde então, fomos capazes de transformar o título em um que fornece uma contribuição imensa aos lucros da nossa empresa", comentou Yoshida.

Ao contrário de outros MMOs FFXIV deve continuar crescendo

A expansão Endwalker que chega no dia 23 de novembro para PC, PS4 e PS5, é altamente aguardada pois irá encerrar o atual arco da história dentro do universo do MMO. Yoshida comenta que pretende continuar à frente do jogo para garantir o continuo sucesso do game, nos eventos que virão a seguir. 


- Continua após a publicidade -

Para um MMO é altamente incomum que sua popularidade continue crescendo 11 anos após o lançamento. Ainda mais incomum é que sua popularidade atinja seu pico, após um lançamento catastrófico. Enquanto o esperado é que o interesse dos jogadores diminua com o passar dos anos, como o que aconteceu com Dota 2 e também com o que podemos observar com os jogos da BlizzardFinal Fantasy XIV deve continuar em ascensão por algum tempo.

É importante ressaltar que Naoki Yoshida também está por trás do novo título numerado da série: Final Fantasy XVI, por este motivo, os fãs da franquia possuem uma boa expectativa perante ao lançamento do novo jogo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: IGN, Playstation Blog
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.