Créditos: Samsung

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR5.

Utilizando processo de 14nm EUV, módulos atingirão velocidade de 7.2Gbps e até 768GB de capacidade.
Por Mateus Lecchi 13/10/2021 10:20 | atualizado 13/10/2021 18:31 Comentários Reportar erro

A sul-coreana Samsung, anunciou que iniciou a produção em massa de módulos de memória RAM DDR5, voltada para computação de alto desempenho (HPC) e servidores, os novos módulos utilizarão o processo de 14nm EUV da própria marca.

Imagem: https://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2021/10/Samsung-14nm-DDR5-01-1480x1047.jpg

 

De acordo com a Samsung, o novo processo de manufatura para seus módulos de memórias DDR5, proporcionarão velocidades impressionantes, redução de consumo e aumento da densidade dos módulos. A fabricante informou que poderá atingir até 7.2Gbps em seus módulos DDR5, que é mais que o dobro da geração anterior que atingia 3.2Gbps em DDR4. Utilizando os novos módulos de DRAM com até 24Gb, a densidade dos módulos saltará dos atuais, 512GB a 1TB para até, 768GB a 1,5TB de capacidade. Além de que o processo de 14nm EUV proporciona até 20% de melhora na eficiência energética, e 20% de maior aproveitamento do wafer na produção dos chips.

- Continua após a publicidade -

Em fala do vice-presidente sênior e chefe de produtos e tecnologia DRAM da Samsung Electronics, Jooyoung Lee, afirma:

O novo processo EUV de cinco camadas da Samsung permite a maior densidade de bits DRAM da indústria, aumentando a produtividade em aproximadamente 20% (por wafer). Lideramos o mercado de DRAM há quase três décadas, sendo pioneiros em inovações de tecnologia de padronização-chave. 

A Samsung mostra-se disposta a ser pioneira na fabricação das novas memórias DDR5, com a crescente demanda, tanto para computadores, smartphones, internet das coisas e o 5G.

Nova geração, novos preços

Apesar deste anúncio da Samsung ser voltado para o mercado corporativo, com a chegada de processadores com suporte a memórias DDR5, voltadas para o consumidor casual, é de se esperar que as fabricantes de DRAM anunciem seus lançamentos para abraçar esses novos consumidores. A gigante sul-coreana também planeja lançamentos para este público, mas sem anúncios no momento.

- Continua após a publicidade -

Como todo lançamento de tecnologia, o custo inicial desses produtos podem ser bem altos para os early adopters, poderemos ver como esses lançamentos da nova geração de memórias, “conversará” com a atual escassez de semicondutores, que conforme alguns especialistas, podem perdurar até o fim de 2022, link para matéria.

ADATA demonstra overclock de memória DDR5-8118: até 8.118 MT/s

ADATA demonstra overclock de memória DDR5-8118: até 8.118 MT/s
Kits utilizados tiverem incrementos de 20% a até 50% em suas frequências

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.