Índice do Artigo

AMD

AMD confirma que coolers atuais serão compatíveis com soquete AM5

AMD confirma que coolers atuais serão compatíveis com soquete AM5
Créditos: Divulgação/AMD

Um pouco difícil fugir do clichê “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!” nesses 5 anos de processadores Ryzen. A AMD já confirmou o suporte para as tecnologias de memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração para os Ryzen 7000. Além disso, quem mudar de plataforma não precisará se preocupar com a compra de um novo cooler.

Robert Hallock, diretor de marketing técnico, disse na “festinha” de aniversário de 5 anos da linha Ryzen que os coolers dos soquetes AM4 serão compatíveis com a próxima geração de processadores, que utilizarão o soquete AM5

A nova família dos CPUs Ryzen terá litografia de 5nm e, segundo vazamentos, a AMD utilizará o sistema LGA no novo soquete, o mesmo utilizado pela sua rival Intel, com os pinos na placa-mãe. O possível LGA 1718 do AMD Ryzen 7000 “Raphael” terá 1.718 contatos, um aumento de 29% em relação aos atuais soquete AM4.

YouTube video

Novos processadores AMD: o que se sabe até agora?

AMD lançará duas linhas de Ryzen em 2022: a APU Ryzen 6000, apelidada de “Remebrandt“, processadores que são baseados na arquitetura Zen 3+ (praticamente um upgrade dos Ryzen 5000) com cache 3D e a família de processadores Ryzen 7000 de arquitetura Zen4 (codinome Raphael).

Caso os vazamentos do leaker Greymon55 sobre as APU Ryzen 6000 já estarem em produção em massa sejam verdadeiros, os Ryzen da arquitetura Zen 3+ podem chegar até antes de 2022. Esses serão os primeiros Ryzen com RDNA 2.

Já a linha mainstream para desktops de CPUs Zen 4 deve ser lançada em 2022 com gráficos integrados, assim como a Intel já faz. Os AMD Ryzen 7000Raphael” terão iGPU baseada em RDNA 2 e soquete AM5. A AMD confirmou que eles terão suporte para memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração, batendo de frente com a sua rival Intel, que trará as mesmas tecnologias nos seus CPUs Alder Lake ainda neste ano.

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções