Créditos: Divulgação/AMD

AMD confirma que coolers atuais serão compatíveis com soquete AM5

Empresa também já confirmou o suporte para DDR5 e PCIe

Um pouco difícil fugir do clichê "o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!" nesses 5 anos de processadores Ryzen. A AMD já confirmou o suporte para as tecnologias de memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração para os Ryzen 7000. Além disso, quem mudar de plataforma não precisará se preocupar com a compra de um novo cooler.

Robert Hallock, diretor de marketing técnico, disse na "festinha" de aniversário de 5 anos da linha Ryzen que os coolers dos soquetes AM4 serão compatíveis com a próxima geração de processadores, que utilizarão o soquete AM5

A nova família dos CPUs Ryzen terá litografia de 5nm e, segundo vazamentos, a AMD utilizará o sistema LGA no novo soquete, o mesmo utilizado pela sua rival Intel, com os pinos na placa-mãe. O possível LGA 1718 do AMD Ryzen 7000 "Raphael" terá 1.718 contatos, um aumento de 29% em relação aos atuais soquete AM4.

Novos processadores AMD: o que se sabe até agora?

- Continua após a publicidade -

AMD lançará duas linhas de Ryzen em 2022: a APU Ryzen 6000, apelidada de "Remebrandt", processadores que são baseados na arquitetura Zen 3+ (praticamente um upgrade dos Ryzen 5000) com cache 3D e a família de processadores Ryzen 7000 de arquitetura Zen4 (codinome Raphael).

Caso os vazamentos do leaker Greymon55 sobre as APU Ryzen 6000 já estarem em produção em massa sejam verdadeiros, os Ryzen da arquitetura Zen 3+ podem chegar até antes de 2022. Esses serão os primeiros Ryzen com RDNA 2.

Já a linha mainstream para desktops de CPUs Zen 4 deve ser lançada em 2022 com gráficos integrados, assim como a Intel já faz. Os AMD Ryzen 7000 "Raphael" terão iGPU baseada em RDNA 2 e soquete AM5. A AMD confirmou que eles terão suporte para memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração, batendo de frente com a sua rival Intel, que trará as mesmas tecnologias nos seus CPUs Alder Lake ainda neste ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.