Créditos: Sony

Sony pode se unir à TSMC para minimizar escassez de componentes com nova fábrica no Japão

A construção da fábrica teria investimento do governo japonês

A difícil situação do mercado de semicondutores está tirando o sono não só dos fabricantes de hardware para PC, mas de consoles também. A Sony está considerando uma parceria com a taiwanesa TSMC para construir sua fábrica no Japão, segundo reportagem da Nikkei.

Se a negociação entre ambas empresas der certo, a fábrica deve ser construída em Kumamoto, sul do Japão. O governo japonês deve investir 800 bilhões de yens, cerca de US$ 7.15 bilhões no projeto. A fábrica serviria para a produção de semicondutores voltados para veículos, sensores de câmeras e outros produtos, que também foram afetados pelas limitações atuais.

O funcionamento da fábrica deve iniciar em 2024, segundo a reportagem. Tanto a Sony quanto a TSMC não quiseram comentar sobre o assunto. Segundo a Reuters, a TSMC disse em julho que tem planos de estabelecer produção no Japão e a gigante taiwanesa não quer concentrar sua produção toda somente em Taiwan, principalmente por desentendimentos com a China.

O governo do Japão também está preocupado com as restrições no fornecimento de matéria-prima para a construção de seus veículos, então uma fábrica no país, mesmo em parceria com a Sony, mas tendo investimento do governo, iria cair bem para o país como um todo.

- Continua após a publicidade -

A TSMC é a maior fabricante de semicondutores do mundo e tem grandes empresas como a Apple, AMD e NVIDIA, entre outras, como clientes. Com o planejamento para começar as operações em 2024, fica claro que a situação atual não seria beneficiada de alguma forma.

Muitos especulam sobre a retomada rumo a normalização no fornecimento de chips para fabricantes de hardware, consoles, carros e eletrônicos em geral. Enquanto que já relatamos aqui alguns nomes importantes dizendo que ano que vem deve começar a normalizar, outros apontam para 2023 em diante.

Para Phill Spencer, responsável pela divisão Xbox, a escassez no fornecimento e envio de consoles aos varejistas está atrelada, sim, a situação atual, mas existem outros fatores envolvidos. "Há vários tipos de dificuldades nesse processo", comenta Spencer, que acredita que a situação continue pelo resto do ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PSX Brasil, Reuters
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.