Créditos: Pichau Arena

GPUs AMD e NVIDIA estão 83% acima do preço recomendado pelos fabricantes

Disponibilidade até aumentou, mas preços não param de subir, segundo levantamento da 3D Center

Com a situação da falta de matéria-prima para a fabricação de chips sem nenhuma melhora, além da mineração de criptomoedas, os preços das placas de vídeo nunca aliviaram. Como já mostramos aqui algumas vezes, a alemã 3D Center, em novo levantamento, aponta para um aumento de 83% e 72 % para as GPUs AMD e NVIDIA respectivamente.

Esses valores são em relação ao preço recomendado pela fabricante (MSRP) e dizem respeito ao período entre 19 de setembro a 10 de outubro. Comparado com o último levantamento (29/08 a 19/09), as GPUs RDNA 2 estão 9% mais caras, já as placas de vídeo Ampere tiveram um aumento em 2%.

Depois da grande queda que começou a acontecer em maio, a AMD viu seus preços voltarem a subir a partir da primeira semana de julho. No caso da NVIDIA, a queda nos preços aconteceram até o fim da primeira semana de agosto, voltando a subir desde então.

Apesar dos preços estarem subindo sem parar, mesmo que mais devagar se comparado com o primeiro semestre deste ano, a disponibilidade de placas de vídeo deu uma melhorada no mercado alemão e na região. A partir do fim de maio, a disponibilidade de GPUs e a queda nos preços atingiram o pico desde o monitoramento da 3D Center iniciado em janeiro.

- Continua após a publicidade -

Apesar dos valores refletirem, principalmente, Alemanha e a Áustria, nos dá uma ideia do que está acontecendo lá fora. Os mercados europeu, asiático e norte americanos são bem mais aquecidos e justos (mesmo com o aumento) do que o nosso. Por aqui, segundo o Observatório da GPU, uma RTX 3080 teve seu preço flutuando entre R$ 9.000 e pouco mais de R$ 12.000 durante setembro.

Fora os preços sem noção em nosso país, o perfil no Twitter aponta para 13 placas de vídeo sem estoque atualmente. Algumas da geração passada estão sumidas há quase um ano (RTX 2070), outras há mais de 200 dias (RX 580 e RTX 2080 Ti). A situação vai de mal a pior, sem contar que as estimativas para a regularização da situação sempre são empurradas para frente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.