Créditos: AMD

AMD publica oficialmente o código-fonte do GPUFORT, competidor do NVIDIA CUDA

O projeto está disponível para baixar no Github

A NVIDIA tem predominação em computação paralela com ampla vantagem graças a sua solução proprietária CUDA. Em uma tentativa de diminuir a liderança da rival e de forma transparente a aberta, a AMD disponibilizou o código-fonte de sua ferramenta de tradução GPUFORT.

O projeto está sob o selo Radeon Open eCosystem (ROCm) e tem como foco oferecer ferramentas de tradução para que uma grande base de códigos CUDA possa funcionar fora do próprio ecossistema da NVIDIA. O fato de a NVIDIA dominar esse segmento com CUDA e ser uma tecnologia fechada, limita os desenvolvedores de migrarem seus trabalhos para outras alternativas.

O GPUFORT irá permitir com que projetos elaborados tendo a tecnologia proprietária da NVIDIA como base possam ser traduzidos e transformados para que se tornem compatíveis e executadas em interfaces de computação paralela com as tecnologias Radeon da AMD também.

Os esforços da AMD têm sido em códigos escritos em C e C++. Com o GPUFORT, será possível a tradução de "fonte a fonte (source to source) de CUDA Fortran e códigos baseados em Fortran em OpenACC para OpemMP 4.5+ para execução em GPU ou código Fortran + HIP C++", segundo o site Itsfoss.

- Continua após a publicidade -

A solução aberta da AMD não é um compilador, e sim um projeto de pesquisa usando Python como código base que permite o processo de tradução fonte a fonte. Isso faz com que o projeto GPUFORT seja uma ferramenta manual, sendo necessário executar a revisão e as correções gerados pela tradução de projetos criados para CUDA de forma isolada, e não automática.

O GPUFORT é capaz de "traduzir algumas aplicações de HPC (computação de alto desempenho) em formato de códigos que são corretamente suportados pelo ecossistema ROCm da AMD". Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, o GPUFORT ainda tem suas limitações em análise de "quais partes do código podem ser baixadas e quais não podem, além de "não implementar o padrão OpenACC completamente".

O código fonte do GPUFORT foi publicado no Github sob a licença do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e é possível achar o guia de instalação e slideshows explicando o que é o projeto e o que ele consegue fazer.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.