Créditos: AMD

Nova revisão do AMD Ryzen 5000 já é suportada por diversas placas-mãe

Versão B2 não altera chips em termos técnicos, mas garante maior produção do que da versão B0.
Por Daniel Trefilio 08/10/2021 16:20 | atualizado 08/10/2021 16:35 Comentários Reportar erro

A AMD já começou a enviar novos processadores AMD Ryzen 5000 rev. B2, e em teoria toda placa AM4 compatível com processadores da série Ryzen 5000 já tem suporte nativo à nova revisão B2.

A nova versão das CPUs AMD Zen 3 não passou por qualquer mudança que afete seu funcionamento, nem para melhor, nem para pior, e representa apenas mudança no processo de fabricação. A Revisão B2 dos chips Zen 3 é essencialmente um processo de fabricação diferente para os processadores que possibilita uma maior produção de CPUs Zen 3 B2 do que B0 no mesmo período de tempo, representando um ganho logístico para a AMD.

O movimento por parte da AMD deve aumentar a volume de CPUs Ryzen 5000 disponíveis no mercado, notícia que não deve ser o suficiente para contornar a atual crise de falta de componente, mas é um avança em direção a uma estabilização de estoques.

Créditos: AMD

- Continua após a publicidade -

A revisão B2 dos processadores Zen 3 Ryzen 5000 não traz qualquer alteração de desempenho e, em teoria, é compatível plug-and-play com toda placa mãe socket AM4 que já suporte CPUs Ryzen 5000. A única coisa que as fabricantes de placas-mãe estão fazendo é adicionar o AMD Ryzen 5000 rev. B2 a suas listas de processadores suportados, mas essencialmente não deve have sequer a necessidade de atualizar a BIOS.

As exceções são casos de placas que não trazem suporte nativo aos processadores Ryzen 5000 como modelos desatualizados dos chipsets B450, B550, X470 e X570, mas todos os modelos que já tiverem sido atualizados, ou adquiridos já com BIOs recentes podem simplesmente instalar os novos processadores AMD Ryzen 5000 rev. B2 sem muita preocupação.

Ainda falta muito para que os estoques de componentes eletrônicos se estabilizem, mas diversas empresas já estão empenhadas em mudar este cenário com posturas similares às da AMD. A Sony tem planos de implementar SoC de 6nm da TSMC nos consoles PlayStation 5, possibilitando uma redução do custo de produção, e Microsoft tem planos de adotar estratégia similar, ao menos no Xbox Series S, especialmente por se tratarem as mesmas APUs AMD do PlayStation 5.  

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's HARDWARE
Tags
amd
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.