Índice do Artigo

Games

Nunca tivemos tantos jogos disponíveis como em 2021. Quantos você jogou?

Nunca tivemos tantos jogos disponíveis como em 2021. Quantos você jogou?
Créditos: Sony

Muitas pessoas podem ter percebido o número de jogos sendo lançados neste ano foi bem grande, mas será que está claro que nunca houve tantos lançamentos de games como em 2021? Ontem (7) um funcionário do NPD Group, empresa responsável por pesquisas de mercado, postou em sua rede social um gráfico onde mostra o comparativo de jogos lançados neste ano com os que foram disponibilizados em 2020 e a diferença é bem expressiva.

O responsável pela publicação no twitter foi Mat Piscatella, no gráfico podemos ver que o Nintendo Switch teve um crescimento de 34% em números de jogos lançados para a plataforma de 2020 para 2021, saltando de 1.152 lançamentos para 1.543, no período de 1 de janeiro até 7 de outubro.

No Xbox o número de jogos lançados no mesmo período foi de 551 em 2020 e 889 em 2021, mesmo com um volume de jogos menor, houve um crescimento de 61% no número de lançamentos.

Nas plataformas PlayStation o crescimento foi maior ainda, ficando em 66% com 704 jogos lançados em 2020 e 1.171 jogos publicados no ano de 2021.

Para efeito de comparação no ano de 2019 o Nintendo Switch havia recebido 1.097 lançamentos, contra 692 no PlayStation e 453 no Xbox, dados que segundo informa o Kotaku foram levantados pelo próprio NPD Group.

“O grande impulsionador da contagem são os muitos pequenos lançamentos que são colocados no mercado com pouca fanfarra ou marketing de pré-lançamento, então podemos ver a lacuna se expandir ainda mais”, disse Mat Piscatella em entrevista ao Kotaku

Esse crescimento não é exclusivo para os consoles, dados do SteamSpy mostram que 9.724 títulos chegaram ao Steam em 2020 com 7.907 sendo lançados em 2019 enquanto no ano de 2016 menos de 4.500 títulos foram lançados para a plataforma.

Claro que o número de jogos lançados não representa exatamente a chegada de jogos de qualidade, a facilidade de produzir jogos simples e com baixo orçamento fazem com que diversos desenvolvedores independentes arrisquem lançar suas ideias e projetos buscando vendas e reconhecimento em um mercado que cresce mais a cada ano.

Por curiosidade, nenhum título que foi lançado em 2021 conseguiu ultrapassar a nota 90 do site opencritic, que reúne notas de diversos sites especializados. Quais dos jogos lançados neste ano você e jogou e qual foi o seu preferido? Participe nos comentários com a sua opinião!

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções