Créditos: Intel

Intel vai encerrar produção da CPU Xeon W-3175X em 2022

CPU para servidores com alto potencial de overclock foi lançado em 2019
Por Daniel Trefilio 07/10/2021 15:10 | atualizado 07/10/2021 15:11 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou que deve encerrar produção do Intel Xeon W-3175X de 28 núcleos e 56 threads em 2022. O processador é um dos principais modelos de CPUs para workstation da Intel a concorrer no segmento dos AMD Ryzen Threadripper, especialmente por ter alto potencial para overclocks.

o Intel Xeon W-3175X foi lançado em 2019, com clock base de 3.1GHz e potencial para frequências estáveis a 5GHz em todos os núcleos, mas através de configuração em overclock e com sistema eficiente de arrefecimento. O TDP base do W-3175X é de 255W, mas por ser um CPU pensado para overclock, fabricantes foram levadas a projetas placas-mãe com VRMs de 30 estágios ou mais, o que fatalmente encareceu muito o número limitado de placas desenvolvidas.

Créditos: Wccftech

A empresa ainda não anunciou qual modelo irá substituir o Xeon W-3175X, e deve manter a produção de seus processadores para workstation sem capacidade de overclock, como o Intel Xeon W-3375 com 38 núcleosXeon W-3365 com 32 núcleos. O prazo para encomendar as últimas unidades do Xeon W-3175X vai até 29 de abril de 2022 com todas as remessas concluídas até dia 28 de outubro.

- Continua após a publicidade -

Já existem alguns vazamentos em torno das novas CPU Sapphire Rapid-X que devem chegar em algum momento de 2022 para incrementar o portfólio de CPUs para worksation da Intel, mas até o momento não há uma data de lançamento ou sequer uma confirmação oficial das especificações. O que já se sabe é que os novos processadores utilizarão memórias HBM e núcleos Golden Cove (E).

Créditos: Anandtech

É sempre importante lembrar que no final de outubro a Intel irá promover seu evento Intel InovatiON, e ainda que um dos produtos mais aguardados do evento sejam os novos CPUs Alder Lake-S voltados para o mercado doméstico, é pouco provável que ele seja a única plataforma nova da empresa a introduzir os novos padrões de memórias DDR5 e barramento PCI Express 5.0. Sendo assim, é possível que os Sapphire Rapid-X acabem aparecendo e finalmente pondo fim às especulações

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar também que recentemente Pat Gelsinger reconheceu em entrevista o excelente trabalho da AMD ao longo dos últimos anos, mas afirmou que essa liderança de desempenho no mercado de CPUs está com os dias contados, muito provavelmente se referindo aos novos produtos que a Intel pretende lançar em 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.