Créditos: NotebookCheck

Processadores Intel Core de 13ª geração Raptor Lake já são suportados pelo HWiNFO

Linha Alder Lake nem foi lançada ainda, e o software de monitoramento já dá suporte à nova geração
Por Mateus Lecchi 07/10/2021 11:04 | atualizado 07/10/2021 23:31 Comentários Reportar erro

A 13ª geração de processadores da linha Intel Core, que terão como microarquitetura os núcleos Raptor Cove para alto desempenho e os Gracemont para núcleos de alta eficiência, já está sendo suporte pelo software de monitoramento HWiNFO. Essa nova geração de processadores introduzirá, além dos novos núcleos, uma quantidade maior deles, chegando a 24 núcleos. 

Seguindo o modelo da 12ª geração, com arquitetura Alder Lake, os processadores Raptor Lake, serão lançados com os mesmos núcleos, tanto para desktops quanto para notebooks, mudando uma antiga metodologia da Intel de lançar núcleos diferentes de acordo com a plataforma. Uma atualização para o HWiNFO aparentemente confirma este boato, visto que ambas as variantes, Raptor Lake-S e Raptor Lake-P (desktops e notebooks, respectivamente) foram adicionadas na lista de hardware suportados, conforme imagem abaixo:

Mudanças dos processadores Raptor Lake

A linha de processadores Intel Raptor Lake vai introduzir mudanças no sistema de núcleos híbridos, com objetivo de aumentar a performance. Usando como parâmetro o comportamento dos processadores Alder Lake, a Intel poderá aperfeiçoar a forma como a carga de trabalho é distribuída entre núcleos fortes e os núcleos eficientes, mostrando ser uma grande aposta da Intel na arquitetura híbrida.

 

- Continua após a publicidade -

Juntamente com as melhorias nos núcleos, a 13ª geração de processadores Intel Core virá também, com suporte a memórias LPDDR5X e uma melhora no cache dos CPU, visando melhor desempenho em games. Os novos processadores manterão as configurações de energia da geração Alder Lake, oferecendo 125W, 65W e 35W para procesadores voltados para desktop e um sistema de até 45W para notebooks. 

Os processadores da 13ª geração Intel Core estão previstos para o final de 2022, possivelmente próximo do anúncio da arquitetura Zen4 da AMD.

CEO da Intel afirma:

CEO da Intel afirma: "os dias de liderança da AMD acabaram"
Pat Gelsinger reconhece o bom trabalho da AMD, mas diz que agora "acabou"

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.