Créditos: PCI-SIG

PCIe 6.0 dobra velocidade do PCIe 5.0 que ainda vai chegar ao mercado

Barramento já está na versão 0.9 e deve estar pronto para ser lançado ainda em 2022

Barramento PCI Express 6.0 já está na versão 0.9, fase em que os primeiros esboços começam a ser enviados para análises, e confirma largura de banda de 256 GB/s, o dobro da largura do PCI Express 5.0 que chega ao mercado em algumas semanas com o lançamento do chipset Z690 para os CPUs Alder Lake-S para desktop.

O intervalo de tempo entre a chegada do PCIe 5.0 ao mercado e o lançamento projetado do PCIe 6.0 pode impressionar, mas não surpreende já que a PCI-SIG, Peripheral Component Interconnect Special Interest Group, anunciou as especificações do barramento PCI Express 6.0 em 2019, com semanas de diferença da apresentação da versão final do PCIe 5.0, afirmando que novo formato já estava em desenvolvimento com janela de lançamento prevista para 2021-2022.

Créditos: PCI-SIG

Em comunicado oficial, o Presidente e membro do conselho administrativo da PCI-SIG, Al Yanes, afirmou estar orgulhoso do excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos para assegurar que a meta de dobrar o desempenho do barramento PCIe5 fosse atingido. A atualização na última quarta-feira (06) confirmou que novo barramento está em estágio avançado de desenvolvimento, chegando à versão 0.9, e desenvolvedores devem atingir o objetivo de dobrar a largura de banda do PCIe5 mantando retrocompatibilidade, melhorando eficiencia energética e confiabilidade.

- Continua após a publicidade -

Segundo o relatório mais recente, o PCI Express 6.0 oferece taxa de transferência de 64 GT/s e largura de banda de 256 GB/s em configuração x16, o dobro do PCIe 5.0, com FEC (Forward Error Correction) de baixa latência melhorando integridade de dados e auxiliando melhor eficiência da largura de banda e o novo barramento é o primeiro padrão PCI Express a utilizar modulação de sinal em multinível PAM-4, a mesma utilizada em memórias GDDR6

Créditos: PCI-SIG

A retrocompatibilidade com barramentos anteriores também está garantida, um dos pré-requisitos apontados durante webinar de desenvolvimento do barramento em 2020. Isto é um fator importantíssimo especialmente considerando que os barramentos PCIe 5.0 estão chegando só agora ao mercado, e a maioria dos componentes que exigem PCIe 5.0 sequer foram anunciados.

- Continua após a publicidade -

A versão 0.9 é a última etapa antes do projeto final ser enviado para desenvolvimento, e as equipes de análise tem até dia 06 de dezembro para enviar seus feedbacks.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tech Power-Up Fonte: PCI-SIG
Assuntos
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.