Créditos: Microsoft/Divulgação

Windows 11 deixou CPUs AMD até 15% mais lentas; patch de correção chega esse mês

Problemas afetam especialmente apps que dependem de latência de cache e performance single core

A AMD anunciou recentemente que seus processadores suportados pelo Windows 11 podem sofrer perda de performances graças ao sistema, que aumenta a latência para que a CPU acesse o cache e pode reduzir o desempenho em single core. Os efeitos são mais perceptivos em situações em que a latência pesa muito no desempenho, como em jogos competitivos.

A AMD afirmou que uma das principais causar para essa perda de desempenho é um bug do Windows 11 que aumenta a latência do cache L3 em cerca de 3X, ou pelo menos esse é o valor que pode ser medido pela empresa. Dessa forma, qualquer aplicação que depende de boa latência de cache pode ser afetado. 

De acordo com a própria AMD, os programas afetados sofrem uma perda entre 3 e 5% de performance, mas para eSports que podem depender ainda mais dessa latência, a performance chega a cair entre 10 e 15%. A empresa afirma que a Microsoft já está desenvolvendo uma atualização para resolver esse problema, que deve ser lançada ainda esse mês. 


Imagem: AMD/Reprodução

No entanto, esse não é o único problema mencionado pela AMD. De acordo com a empresa, o Windows 11 também está causando problemas com a tecnologia UEFI CPPC2 da AMD, que é responsável por selecionar o núcleo mais rápido do processador para executar operações que demandam performance single-core. 

Dessa forma, aplicações que também dependem de performance single core podem ser afetadas por esse problema (como vários jogos, especialmente competitivos). Mas esse defeito deve ser mais perceptível em CPUs com mais de 8 núcleos e TDP acima de 65W. De acordo com a AMD, o problema também será resolvido em uma atualização do sistema que deve chegar ainda esse mês (outubro de 2021). 

- Continua após a publicidade -

Nós noticiamos há pouco tempo que uma opção de segurança chamada VBS também pode estar afetando a performance do sistema em alguns jogos. Se você quiser saber mais sobre isso e como desabilitar a função, basta acessar esse link aqui. 

Dessa forma, já temos alguns indícios que essa primeira versão do Windows 11 pode estar reduzindo a performance do seu sistema de diferentes formas. Se você não quer arriscar perder um pouco de desempenho, é recomendado que fique com o Windows 10 por um tempo. 

Ainda em julho nós publicamos alguns testes de desempenho com os dois sistemas mostrando que eles ficaram praticamente empatados, com algumas exceções em que o Windows 11 ficou com uma leve vantagem sobre o Windows 10, mas de lá pra cá muitas coisas podem ter mudado com atualizações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: AMD
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.