Créditos: Intel

Intel Alder Lake mobile: até 14 núcleos e suporte a DDR5 e PCIe Gen 5

Alder Lake-P e Alder Lake-M serão as séries voltadas para notebooks

Muitas informações sobre a próxima geração Intel Core Alder Lake para desktop já estão por toda a internet. Agora o site WCCFtech teve acesso ao roadmap completo dos processadores de 12ª geração, mas voltados para notebook. As informações detalham duas séries: Alder Lake-P e Alder Lake-M, ambas mobile.

A série Alder Lake-P contará com processadores de melhor desempenho, equipados com até 14 núcleos no SKU topo de linha. Os núcleos serão divididos em 6 Golden Cove (núcleos grandes, alto desempenho) e 8 Grace Mont (núcleos pequenos, tarefas básicas). O SKU de entrada terá 10 núcleos (2 Golden Cove + 8 Grace Mont). Ambos terão gráficos XE com até 96 unidades de execução.

Esses processadores terão suporte a Thunderbolt 4, PCIe Gen 5.0 e Wi-Fi 6E. Em relação a memória RAM, os chips Alder Lake-P suportarão tanto LPDDR5 quanto DDR5. A Intel deve lançar primeiro a variante com suporte a LPDDR5. Essa nova série irá substituir os CPUs Tiger Lake H45, H35 e UP3. Os processadores dessa série terão TDP entre 12w e 45w. Eles serão identificados como U15 (mainstream), U28 (performance) e H45 (entusiasta "fino").

Já em relação aos CPUs Alder Lake-M, a SKU mais forte terá o máximo de 10 núcleos (2 núcleos grandes + 8 núcleos pequenos), com consumo entre 7W e 15W. Diferente da linha Alder Lake-P, essa não terá suporte a memórias DDR5, somente LPDDR4X e LPDDR5, além do padrão PCIe Gen 4. Essa série irá substituir os CPUs Tiger Lake UP4 e será identificada como U9 (ultra fino)

- Continua após a publicidade -

Existe ainda uma variante topo de linha para Alder Lake mobile, identificada como H55, que não é mencionado no roadmap. Esse SKU terá até 16 núcleos (8 núcleos grandes + 8 núcleos pequenos) e consumo entre 45W e 55W, mas gráficos Xe com somente 32 unidades de execução.

Os parceiros da Intel já devem começar a produção dos notebooks baseados em Alder Lake-P no começo de novembro e esse prazo deve ir até março. Já os prazos de produção para os CPUs Alder Lake-M são entre janeiro e abril do ano que vem. Os períodos de ambas as séries passarão pela CES 2022 e existe a possibilidade de detalhes oficiais aparecerem por lá.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.