Capacidade de armazenamento do mundo é de 295 exabytes

Todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no mundo oferecem aproximadamente 295 exabytes de espaço. Essa é a quantidade de informação que podemos armazenar atualmente, de acordo com um estudo de Marin Hilbert e Priscilla Lopez, da Universiry of Southern California.

Cada exabyte equivale a mil petabytes, sendo que cada petabyte tem mil terabytes, conforme o CNET. Para armazenar tudo isso, seriam necessÁrios cerca de 1,2 bilhão de discos rígidos comuns.


Para chegar a esse resultado, os pesquisadores calcularam a quantidade de dados armazenada em 60 tecnologias diferentes, tanto analógicas quanto digitais, desde 1986 até 2007. "Se pudéssemos pegar todas as informações e colocar em livros, poderíamos cobrir toda a Área do Estados Unidos ou da China com três camadas de livros", afirmou à BBC o Dr. Martin Hilbert.

A pesquisa revela um número ainda maior: transmissões de televisão e GPS via satélite, por exemplo, alcançaram dois zettabytes em 2007. Cada zettabyte corresponde a mil exabytes, ou seja, quase dois trilhões de terabytes.

Ainda segundo os estudiosos, a capacidade de armazenamento global aumentou, em média, 58% ao ano ao longo das duas décadas passadas. Mas toda essa tecnologia ainda não superou a natureza, como aponta o Dr. Hilbert. "O DNA humano em um único corpo pode armazenar por volta de 300 vezes mais informação do que nós guardamos em todos os nossos dispositivos tecnológicos", declarou à BBC.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.