Índice do Artigo

Notícias

Capacidade de armazenamento do mundo é de 295 exabytes

Todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no mundo oferecem aproximadamente 295 exabytes de espaço. Essa é a quantidade de informação que podemos armazenar atualmente, de acordo com um estudo de Marin Hilbert e Priscilla Lopez, da Universiry of Southern California.

Cada exabyte equivale a mil petabytes, sendo que cada petabyte tem mil terabytes, conforme o CNET. Para armazenar tudo isso, seriam necessÁrios cerca de 1,2 bilhão de discos rígidos comuns.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores calcularam a quantidade de dados armazenada em 60 tecnologias diferentes, tanto analógicas quanto digitais, desde 1986 até 2007. “Se pudéssemos pegar todas as informações e colocar em livros, poderíamos cobrir toda a Área do Estados Unidos ou da China com três camadas de livros”, afirmou à BBC o Dr. Martin Hilbert.

A pesquisa revela um número ainda maior: transmissões de televisão e GPS via satélite, por exemplo, alcançaram dois zettabytes em 2007. Cada zettabyte corresponde a mil exabytes, ou seja, quase dois trilhões de terabytes.

Ainda segundo os estudiosos, a capacidade de armazenamento global aumentou, em média, 58% ao ano ao longo das duas décadas passadas. Mas toda essa tecnologia ainda não superou a natureza, como aponta o Dr. Hilbert. “O DNA humano em um único corpo pode armazenar por volta de 300 vezes mais informação do que nós guardamos em todos os nossos dispositivos tecnológicos”, declarou à BBC.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções