Créditos: Reprodução/Intel

Lançamento das GPUs Intel Arc pode ser adiado em função da escassez de chips

CEO da empresa já comentou que produção não normalizará antes de 2022

O lançamento da Intel Arc, a linha de GPUs da Intel, não é só uma decisão ousada por entrar em um mercado dominado por um duopólio. Por mais que a empresa tenha experiência no área de tecnologia, Nvidia e AMD estão há anos nesse oceano (is that a Oceano Azul reference?). Mas algo que trará efeitos imediatos na nova empreitada da Intel são as tão faladas escassez de chips e a pandemia, não os concorrentes.

Segundo o Youtuber Moore's Law is Dead, conhecido por informações precisas sobre o segmento de hardware, a Intel poderá atrasar o lançamento das suas placas de vídeo Intel Arc devido a escassez de chips e novas restrições contra Covid em países da Ásia. A fala de MLID não é uma grande surpresa, afinal o próprio Pat Gelsinger (e a sua contraparte Lisa Su) disse esse ano que esse problema não deve ser solucionado antes de "um ou dois anos".

A previsão de lançamento da linha Intel Arc até o momento é para o primeiro trimestre de 2022. Uma previsão vaga e que, se as fontes de MLID estiverem corretas, não se concretizará. Com os fechamentos de algumas fábricas na Ásia devido a novos surtos de Covid-19, a cadeia de produção da Intel foi afetada. A nova data ficou para o segundo trimestre de 2022.

Além disso, já noticiamos aqui que a fabricante do lado azul teve que tomar algumas decisões nesse ano sobre onde focar a produção. Neste ano, a empresa levou seus esforços para CPUs de notebooks. Não seria anormal a empresa tomar a decisão de adiar suas placas de vídeo, não trocando o certo pelo duvidoso.

- Continua após a publicidade -

Intel Arc: as GPUs da Intel

Intel Arc é a marca para placas de vídeos focadas em jogos da Intel. Ela foi apresentada no dia 16 de agosto de 2021 e irá competir no segmento de entrada e intermediária contra Nvidia GeForce e AMD Radeon. O que se especula até o momento é que suas GPUs mais potentes disputarão contra as RTX 3070 e RX 6700 XT, enquanto o chip de entrada rivalizará com a GTX 1660 Super.

Sua primeira placa de vídeo é a Intel Arc Alchemist, que será lançada no primeiro trimestre de 2022. A primeira geração será baseada na microarquitetura Xe-HPG (High Performance Graphics). As outras arquiteturas que estarão presentes na família de GPUs são Xe-LP para as placas mais simples, Xe-HPC (High Performance Computing) e Xe-HP para servidores. A Intel já anunciou que suas placas terão suporte para DisplayPort 2.0.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.