Créditos: Intel

Intel anuncia processador neuromórfico Loihi 2

Empresa deve demonstrar novos dispositivos em evento neste mês
Por Andre Bassani 06/10/2021 08:46 | atualizado 06/10/2021 20:51 Comentários Reportar erro

A Intel apresentou seu novo processador neuromórfico, chamado de Loihi 2. Este novo dispositivo é uma evolução do Loihi, lançado em 2017 pela empresa, que objetiva tornar os sistemas de Inteligência Artificial (IA) mais eficientes. A Intel vai dar mais informações desse e outros produtos no evento Intel Innovation, dia 28 de Outubro. Quem quiser assistir pode se inscrever aqui.

O projeto Loihi foi uma aposta da Intel na área de hardware neuromórfico, sendo um chip que tenta emular um cérebro humano ao enviar estímulos de diferentes intensidades, ao contrário dos sinais binários padrão. Agora com o Loihi 2, a promessa é de que o novo hardware entregue mais desempenho, com processamento até 10 vezes mais rápido e com maior eficiência energética.

Além do novo chip, a Intel também anunciou Lava, uma estrutura de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos neuro-inspirados. De acordo com Mike Davies, diretor do laboratório de computação neuromórifca da Intel, a abertura do código-fonte está sendo feita para acelerar o processo de viabilização comercial, através da convergência do software com o uso da plataforma em campo. Dessa forma, os desenvolvedores podem começar a construir aplicativos de computação neuromórfica sem o hardware especializado e, assim, contribuir com a base do código-fonte. 

As novidades da Intel fornecem ferramentas no desenvolvimento de aplicativos para processamento em tempo real, resolução de problemas, adaptação e aprendizagem.  

 

- Continua após a publicidade -

Computação neuromórfica 

Dentre os objetivos desta área da computação um deles é tentar simular uma estrutura neural e a operação do cérebro. Para isso, os processadores ligados à computação neuromórfica funcionam a partir de um aprendizado constante vindo das informações que recebe pelos chips dos computadores.

Em outras palavras, quanto mais informações o computador recebe, mais ele "aprende". Entre os setores práticos de atuação da computação neuromórfica estão reconhecimento de imagem, gestos e voz

 

 

A Intel possui dois sistemas neuromórficos baseados no Loihi 2, o Oheo Gulch e Kapoho Point. O Lava Software Framework está disponível para download gratuito no GitHub. No próximo Intel Innovation, em 27 e 28 deste mês, a empresa deve apresentar e demonstrar tutoriais sobre o Loihi 2 e Lava

- Continua após a publicidade -

Alienware m15: Dell lança primeiro notebook Alienware fabricado no Brasil

Alienware m15: Dell lança primeiro notebook Alienware fabricado no Brasil
Notebook tem processador Intel e GPU Nvidia

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
Assuntos
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.