Créditos: Onur Binay no Unsplash

Lucro da Apple com jogos é maior que o de PlayStation e Xbox somados

Games mobiles podem ter gerado US $ 45 bilhões de receitas na App Store

Os smartphones estão se tornando cada vez mais fundamentais para o setor de jogos, agora uma nova reportagem do The Wall Street Journal aponta a força desse mercado para as donas das lojas de aplicativos. Segundo o que foi publicado pelo jornal, a Apple não é uma desenvolvedora de jogos e consoles e mesmo assim é uma das empresas que mais lucra com eles, com uma receita em um ano maior que o PlayStation, Activision, Nintendo e Xbox juntos.

Ao todo, a gigante de Cupertino obteve um lucro operacional na área de jogos de incríveis de US $ 8,5 bilhões no período de um ano. Esses números usados pelo WSJ foram contestados anteriormente pelos advogados da Apple durante o julgamento do seu caso contra a Epic, na época eles afirmaram que esses valores estão bastante inflacionados

Mas, mesmo que essas análises feitas por consultores externos estejam erradas, ainda é bastante fácil prever que a Apple obtém uma grande parte do lucro do App Store através dos jogos. Isso porque muito provavelmente a loja da empresa siga o mesmo exemplo da Play Store do Android, onde a grande maioria dos aplicativos geram mais receitas são os jogos.


Créditos: Reprodução / Statista / PhoneArena

Em uma análise realizada pelo Sensor Tower, os jogadores movimentaram uma receita de US $ 45 bilhões apenas em 2020 na plataforma da gigante de Cupertino, com os principais mercados nessa área da empresa sendo os Estados Unidos e China. Sabendo que a Apple recebe uma porcentagem de 30% dos gastos dos usuários nos aplicativos da App Store, ficando com uma receita de jogos em US $ 13,5 bilhões.

- Continua após a publicidade -


Créditos: Reprodução / Statista / PhoneArena

Obviamente dessa receita bruta que a empresa recebe ainda tem despesas que a Apple tem que arcar, mas mesmo assim é possível prever que ela lucra bastante com os jogadores na sua plataforma. Superando facilmente as receitas do PlayStation e Xbox juntas sem nenhum problema, mesmo sem ter um setor para desenvolvimento de console ou um estúdio para criação de jogos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PhoneArena, The Wall Street Journal
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.