Créditos: Pexels/RODNAE Productions

Mercado de PCs e monitores gamer deve crescer 20% até 2025

Relatório da IDC aponta forte alta do segmento, mesmo em vista de todos os desafios ocasionados pela pandemia da COVID-19

Apesar de todos os problemas de escassez de suprimentos, de chips e de vários outros materiais ocasionados pela pandemia da COVID-19, o mercado de PCs e monitores gamer não para de crescer. 

De acordo com o mais recente relatório divulgado pela International Data Corporation (IDC), as remessas dessas duas categorias devem continuar em forte alta nos próximos anos, superando até mesmo outras categorias de produtos relacionados à computação. 

Segundo a IDC, o mercado de PCs gamer, incluídos tanto os desktops quanto notebooks do segmento, deve ter um aumento expressivo, passando de 41,3 milhões de remessas (em 2020) para um valor aproximado de 52,3 milhões de unidades até o ano de 2025. Isso seria o equivalente a um crescimento anual composto de 4,8%. 

Do mesmo modo, a expectativa dos analistas é de que o segmento de monitores gamer passe de 14,2 milhões de unidades (em 2020) para mais de 26,4 milhões até o ano de 2025 (um crescimento anual composto muito expressivo, de 13,2%). 

- Continua após a publicidade -

No que se baseiam as previsões de crescimento?

Segundo a IDC, essas fortes projeções de alta são baseadas em tendências recentes de mercado. O estudo afirma que, mesmo diante de todos os desafios e altos custos logísticos, além da escassez generalizada de componentes que vem assombrando os apaixonados por hardware, as vendas em 2021 se mantêm “acesas”. 

O segundo quadrimestre deste ano inclusive encerrou com remessas combinadas de mais de 15,6 milhões de PCs e monitores gamer, apontando para um crescimento de 19,3% quando comparado ao mesmo período de 2020. 

Segundo Ryan Reith, VP do IDC Mobility and Consumer Device Trackers, “O mercado gamer estava ‘em chamas’ por anos até o começo da pandemia em 2020 e as coisas apenas aceleraram, enquanto a maioria das pessoas passou a ficar mais tempo em casa e em frente às telas”. 

Relatório IDC de PCs e monitores Gamer

Em termos gerais, espera-se que o valor combinado dos mercados de PCs e monitores gamer parta de 43 bilhões de dólares (observados em 2020) para mais de US$ 60 bi até 2025. 

- Continua após a publicidade -

O relatório destaca ainda que haverá mudanças nas médias dos preços desses itens.  No caso dos PCs gamer, a IDC espera que o valor médio passe de 925 dólares para 1007 até 2025, mesmo considerando a possível chegada de novos modelos a custos mais acessíveis no mercado. 

Esse inclusive é um cenário otimista, em vista da recente escalada dos preços de componentes, principalmente no que diz respeito às GPUs. 

Já o segmento de monitores gamer deve atingir valores mais acessíveis até 2025, passando dos atuais 339 dólares (na média) para US$ 309 até 2025. A IDC afirma que esse relatório leva em consideração dados de mais de 50 países. 

Mercado de peças para PC deve começar a se recuperar, aponta estudo

Mercado de peças para PC deve começar a se recuperar, aponta estudo
Retomada já começou se comparado com a situação no ano passado

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: IDC
Tags
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.