Créditos: Divulgação/AMD

AMD Ryzen Threadripper 5000 deve ser lançada apenas em 2022

Novos processadores de alto desempenho com codinome Chagall podem ter sido adiados para o próximo ano.

Os usuários das linhas de alto desempenho da AMD podem ter que esperar mais um pouco, a plataforma Threadripper não recebe novos modelos desde Novembro de 2019, com lançamento da linha AMD Threadripper 3000. De acordo com vazamento realizado por Greymon55, a AMD não considera lançar a nova geração neste ano. Esse vazamento vem após várias notícias com adiamentos consecutivos para a linha Threadripper 5000. O último rumor colocava o lançamentos dos processadores Chagall para novembro deste ano, o que na atual circunstância parece improvável.

A nova geração de processadores Threadripper 5000, baseados na microarquitetura Zen3, são esperados desde a Consumer Electronics Show (CES) deste ano, que ocorreu entre 11 a 14 de janeiro. No ano passado a AMD lançou a linha Threadripper PRO 5000 e a plataforma WRX80, voltada para um público mais empresarial com recursos específicos para empresas. Mas desde então, nada foi falado sobre a categoria “não PRO” dos Threadripper’s. 

Mesma quantidade de núcleos, mais clock

A geração 5000 dos Threadripper’s não aumentará a contagem de núcleos, que podem chegar até a 64 núcleos e 128 threads, mas sim, um aumento no clock em comparação com a geração anterior, denominada “Castle Peak” que são baseados na microarquitetura Zen2. Esse atraso na geração nova pode fazer com que a AMD lance-os baseados em Zen3+ ao invés do Zen3. É previsto que as novas APU’s da série Ryzen 5000, e talvez as variantes “XT”, façam uso de Zen3, levando o codinome Rembrandt.

Na tabela abaixo tem as especificações previstas para a nova linha AMD Threadripper 5000:

- Continua após a publicidade -

As principais diferenças entre as variantes “PRO” para as “normais”, não considerando os recursos que todas linhas profissionais da AMD oferecem, são a quantidade de linhas PCIe de 128 contra 64 e a capacidade operar em sistemas de octa channel para as memórias RAM, contra o quad channel.

Fique de olho no Adrenaline para mais informações a respeito dos próximos lançamentos da AMD.

AMD Ryzen Threadripper tem nova data de lançamento informada por leaker

AMD Ryzen Threadripper tem nova data de lançamento informada por leaker
Moore's Law Is Dead diz que Threadripper chega em novembro

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Video Cardz
Assuntos
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.