Créditos: Divulgação/Shin'en Multimedia

The Touryst é o primeiro jogo de PS5 com resolução nativa 8K a 60 FPS

Resolução é utilizada para a renderização interna do game, produzindo imagens extremamente limpas na tela da TV

The Touryst é o mais novo jogo da desenvolvedora Shin'en Multimedia. Lançado para PlayStation 5, PS4, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PCs, o game vem chamando a atenção principalmente na plataforma da Sony, por ser o primeiro jogo de PS5 a rodar na resolução nativa de 8K, a 60 frames por segundo.

A informação foi confirmada pela coluna Digital Foundry, da Eurogamer, que entrevistou a desenvolvedora para saber mais detalhes do jogo. 

De acordo com a Shin'en, The Touryst para PlayStation 5 roda a uma resolução nativa de 7680 x 4320 pixels (4320p), sem fazer uso de qualquer tipo de anti-aliasing, reprojeção, upscaling ou ainda do método de checkerboard rendering. 

Contudo, há uma pegadinha: o PlayStation 5 ainda não é capaz de passar imagens 8K a 60 FPS para a TV, com a sua porta HDMI 2.1. Por isso, essa resolução é utilizada apenas para a renderização interna do jogo. 

- Continua após a publicidade -

Super Sampling AA em ação

Uma vez gerada, essa imagem é então processada e reescalonada via downsampling para o padrão 4K. Cada quatro pixels se transformam em um, por amostragem. O resultado é uma qualidade de imagem extremamente limpa, sem serrilhados, com o uso do que é conhecido como super-sampling anti-aliasing (SSAA).

Além das bordas mais definidas e limpas, outras melhorias são vistas no efeito de profundidade de campo (que muda consideravelmente entre os modos 4K e 8K, segundo a Digital Foundry) e na projeção das sombras, que ganham ainda mais detalhes. 

Sombras em The Touryst

E no Xbox Series X?

Falando em definição de sombras, a versão de PS5 apresenta mais nitidez do que a do Xbox Series X. A explicação para isso está no fato de que o jogo também faz downsampling no console da Microsoft, mas a partir da resolução 6K 5760 x 3240 (contra 8K na plataforma da Sony). 

Apesar de sutil, a diferença pode ser notada em algumas regiões mais sombreadas do game. 

- Continua após a publicidade -

Sombras em The Touryst

A Shin’en afirma ter conseguido ir até 8K no PS5 em virtude da arquitetura do console, que opera com clocks mais altos para a unidade gráfica (muito embora ela conte com menos conjuntos de processamento do que a do console rival Xbox Series X). 

Outro fator que pesou para isso foi a maneira como a memória é distribuída nos consoles, tendo a arquitetura otimizada pela Sony favorecido o funcionamento da engine utilizada em The Touryst. 

Vale destacar que o jogo foi projetado com escalabilidade em mente, rodando tranquilamente na resolução de 720p a 60 FPS no Nintendo Switch. 

Um show em todas as plataformas

Independentemente da resolução, a análise da Digital Foundry ainda aponta diversos dos benefícios que os jogadores terão ao optar pelo modo de 120 Hz de The Touryst, que traz mais suavidade aos movimentos e principalmente ao deslocamento dos personagens e cenários. 

Mesmo essa opção não estando disponível em todas as plataformas para as quais o game foi lançado, a publicação destaca que todas as versões contam com excelente desempenho e taxas de frames constantes, que devem agradar até mesmo nos consoles da geração passada. 

Inclusive, no PS4, o jogo roda a 1080p 60 FPS, fazendo o uso de resoluções dinâmicas para manter tudo fluindo perfeitamente na tela. 

Forza Horizon 5: veja requisitos mínimos e recomendados para PC

Forza Horizon 5: veja requisitos mínimos e recomendados para PC
Jogo chega em novembro deste ano

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Digital Foundry / Eurogamer
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.