Créditos: Divulgação/Corsair

Corsair lança Xeneon, seu primeiro modelo de monitor gamer, por US$ 800

Lançamento traz tela de 32 polegadas, resolução QHD 1440p e taxas de atualização de até 165Hz

Famosa principalmente por seus periféricos, a Corsair finalmente está entrando na arena dos monitores gamer. Nesta quinta-feira (30), a empresa anunciou o modelo Corsair Xeneon, com tela de 32 polegadas.

O Corsair Xeneon utiliza um display tipo Quantum Dot Fast IPS com proporção de 16:9 e resolução QHD 1440p (2560 x 1440 pixels). O painel tem taxa de atualização de até 165 Hz, sendo compatível com os padrões AMD FreeSync Premium e NVIDIA G-Sync. 

O uso dessas tecnologias de Adaptive Sync reduz consideravelmente problemas como o Screen Tearing, fazendo com que tanto o monitor quanto a placa de vídeo trabalhem na mesma frequência, melhorando a resposta nos jogos. 

A Corsair afirma que o Xeneon tem um tempo de resposta de 1 ms MPRT, em suas configurações mais agressivas (rodando no modo “Fastest”). Outros destaques do monitor, no que diz respeito à imagem, incluem o suporte aos padrões de cor Adobe RGB (100%), sRGB (100%) e DCI-P3 (98%), além do padrão HDR400

- Continua após a publicidade -

Pensando em cada detalhe

A tela do Xeneon tem um perfil extremamente fino em suas laterais e bordas (embora a porção central que abriga as conexões seja consideravelmente mais espessa). As bordas foram projetadas para facilitar o uso de 2 monitores ou mais simultaneamente, reduzindo o efeito de emendas entre as telas. 

O suporte do monitor é feito em alumínio e conta com ajustes de altura de até 110mm, panning (movimento horizontal) de 60 graus e inclinação vertical de -5 até +20 graus. 

A haste do suporte tem quatro presilhas tipo RapidRoute embutidas, para facilitar o gerenciamento dos cabos e manter a sua mesa livre de bagunça. Para aqueles que preferem utilizar suportes dedicados em vez da base padrão, há encaixes no padrão VESA 100x100.

Além disso, o Corsair Xeneon ainda permite a instalação de outros suportes, sejam para câmeras, microfones, iluminação ou acessórios compatíveis da Elgato, sendo uma boa opção para quem faz muito streaming.

Bezels finos do Corsair Xeneon

- Continua após a publicidade -

PC, PS5, Xbox e muito mais

Em termos de conectividade, o Corsair Xeneon possui quatro entradas individuais de vídeo. As duas primeiras são do tipo HDMI 2.0, com suporte à resolução QHD em taxas de até 144Hz. 

Já as portas DisplayPort e USB-C permitem o uso de todo o potencial do monitor, chegando até a 165Hz de refresh rate. A porta USB-C ainda conta com suporte a carregamento de até 15W (Power Delivery).

Há ainda entrada para fones de ouvido e um Hub USB 3.0 embarcado, com duas portas tipo A. Pelo número de portas, a Corsair afirma que o Xeneon é uma das melhores opções para quem costuma alternar entre PC e consoles, como os novos PlayStation 5 da Sony e Xbox Series S | X da Microsoft. 

 

Setup gamer com Corsair Xeneon

Controle total com apenas um toque

Além dos comandos embutidos no monitor, os usuários do Xeneon podem controlar diversos aspectos da imagem pelo software Corsair iCue Nexus, também compatível com os periféricos da marca. 

Falando em streaming, a Corsair garante integração com o Stream Deck da Elgato, permitindo a programação de diferentes comandos que podem ser ativados com um único toque. Isso inclui a troca de entradas, temperatura de cor, configuração do tempo de resposta e diversos outros aspectos da imagem. 

Nada de Dead Pixels?

Um dos pontos que mais chama a atenção quando falamos do monitor Corsair Xeneon é a garantia de 3 anos, com política de “zero dead pixels”. Na prática, isso significa que, caso o seu monitor apresente um pixel com defeito (emitindo muita luz) nesse período, você poderá trocá-lo por um novo.

No entanto, para o caso de pixels escuros (ou mortos), será necessário um mínimo de seis pontos defeituosos. Isso claramente não é o mesmo que zero, mas o fato de a marca trabalhar nesse ponto já deve pressionar rivais como ASUS, LG, BenQ, Razer e Samsung a prestarem mais atenção aos defeitos de pixels. A Corsair oferece também suporte 24/7 por telefone ou online em países como os Estados Unidos.

Setup RGB Corsair Xeneon

Lançamento e preço do Corsair Xeneon

Apesar das boas características anunciadas, o Corsair Xeneon é um monitor com um valor bastante elevado: US$ 799,99 nos EUA (algo equivalente a 4.350 reais, sem considerarmos qualquer imposto ou custos de frete). 

O monitor gamer Corsair Xeneon já está à venda no site oficial da fabricante e deve chegar em breve também a sites parceiros. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. 

Confira a seguir mais sobre o que é a tecnologia de Adaptive Sync para monitores e como elas impactam a sua jogatina:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Corsair
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.