Créditos: Divulgação/CVV

CVV capacita equipe de e-Sports para ajudar gamers em situação de risco por depressão

Programa capacita os jogadores (profissionais e casuais) a perceber sinais em quem precisa de ajuda.

Neste mês de setembro, é realizada a campanha do Setembro Amarelo, para conscientização sobre a prevenção do suícidio. E o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou a campanha “Life Gamers” em parceria com várias equipes de eSports brasileiras. Esse programa busca capacitar jogadores (profissionais e casuais) para perceber sinais em uma pessoa que está precisando de ajuda.

Em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre os jovens de 15 a 24 anos, a segunda principal causa de morte é o suicídio, perdendo apenas para acidentes de carro. E durante a pandemia de Covid-19, os termos relacionados a angústia, ansiedade e depressão tiveram aumento de 98% em buscas realizadas no Google no ano de 2020. E cerca de 77% dos estudantes apresentam sinais de tristeza, ansiedade e sobrecarga emocional, conforme reportado pela Fundação Lemman/Itaú Social.

O projeto “Life Gamers” realizada a capacitação dos jogadores a perceberem sinais que possam estar sendo dados por amigos ou parceiros de jogatina em uma situação de risco. O Brasil conta com várias equipes relevantes na cena, disputando torneios de vários games como CS, LoL, PES, Free Fire, Valorant e Rainbow Six, que trazem milhares de fãs que os acompanham. Várias equipes grandes do cenário de eSports brasileiros participaram do treinamento como Team oNe, Corinthians eSports, São Paulo F.C. eSports e Athlético-PR.

Novas parcerias do projeto Life Gamers

Neste mês de setembro o projeto fechou duas grandes parcerias para treinamento, são elas Free Fire da Fúria, destaque mundial e um dos principais times do Brasil e a Federação Paulista de Futebol que vai proporcionar capacitação para 48 times pertencentes a maior liga de PES brasileira.

- Continua após a publicidade -

O projeto “Life Gamers” oferece diversos treinamentos através de lives e palestras com psicólogos e especialistas no assunto, oferecendo também conteúdos online para treinamento, como a cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”. O projeto está desenvolvendo também um vídeo utilizando a linguagem dos gamers para abranger o maior público possível. O projeto “Life Gamers” tem cocriação da agência Leo Burnett Tailor Made.

Em fala, Carlos Correia, voluntário do CVV, destaca:

Acreditamos que esta é uma forma eficaz para falar com um público mais fechado para conversas sobre saúde mental. Jovem fala com jovem e quase todos eles estão jogando online. É de extrema importância que eles saibam como ajudar, aprendam a ouvir sem julgamentos e, então, incentivem a procura do CVV ou o suporte de um profissional.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Caso esteja buscando ajuda acesse: https://www.cvv.org.br/ ou ligue gratuitamente para 188.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CVV, B9
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.