Créditos: Intel

CPUs Intel Meteor Lake devem ter tecnologia similar ao "Neural Engine" da Apple

Seriam 16 núcleos dedicados para aceleração de processamento visual

Enquanto ainda estamos falando de rumores e vazamentos sobre os próximos CPUs Intel Alder Lake, o youtuber Tom, do canal Moore's Law is Dead, recebeu informações sobre a 14ª geração Intel Core  Meteor Lake. Segundo ele, os processadores dessa geração virão equipados com algo parecido com Neural Engine da Apple.

A tecnologia de Unidades de Processamento Visual (VPU em inglês) Movidius já existe e é usada, principalmente, em câmeras inteligentes. Segundo o site oficial, "a VPU Movidius permite a inferência de aprendizagem profunda com eficiência computacional e excelente desempenho por watt". Abaixo está a descrição da própria Intel (na íntegra) sobre a tecnologia:

As VPUs Intel Movidius permitem cargas de trabalho exigentes de visão e IA de borda com eficiência. Ao acoplar a computação programável altamente paralela à aceleração de hardware específica da carga de trabalho em uma arquitetura exclusiva que minimiza a movimentação de dados, as VPUs Movidius alcançam um equilíbrio entre eficiência energética e desempenho de computação.

A tecnologia VPU capacita câmeras inteligentes, servidores na borda e dispositivos de IA com redes neurais profundas e aplicações baseadas em visão computacional em áreas como varejo visual, segurança e proteção e automação industrial.

- Continua após a publicidade -

Já as informações do canal MLID dizem que a VPU deve ocupar o mesmo die que o CPU se encontra e deve chegar em 2023. Tom explica que grande parte do processamento de vídeo que seria feito pelo CPU deve ficar para os 16 núcleos VPU. Estes núcleos gastariam menos energia para tal tarefa do que a consumida pelo CPU.

A solução de machine learning integrada seria similar ao que os processadores M1 da Apple já fazem com o Neural Processing Unit (NPU) em notebooks e desktops da empresa, além dos últimos iPhones. A nomenclatura para essa tecnologia pode ser, também, NPP (Neural Network Processor) e IPU (Intelligence Processing Unit), além dos já mencionados.

Mesmo que a Intel já tenha a tecnologia desenvolvida, esta nova abordagem integrado aos CPUs da linha Core dará um acesso em massa ao público em geral, ao invés de ficar somente restrito em câmeras inteligentes. Em maio, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, disse que os CPUs Intel Meteor Lake já estavam prontos para fabricação em massa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.