Créditos: Reprodução/AMD

AMD quer melhorar eficiência energética de IA e HPC em 30 vezes até 2025

Em release para imprensa, empresa mostrou seus planos para atingir a meta

Nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, a AMD divulgou a sua meta de aumentar em 30 vezes a eficiência energética dos seus CPUs EPYC (para servidores) e aceleradoras da linha Instinct (GPUs), ambas voltadas para treinamento de Inteligência Artificial e High Performance Computing (HPC). A fabricante planeja atingir essa marca no primeiro semestre de 2025.

A própria AMD reconhece que a sua meta é ambiciosa, destacando que para atingir esse nível de eficiência energética seria necessário desenvolver a sua tecnologia em uma velocidade 2,5 vezes maior do que a concorrência fez nos últimos 5 anos.

Esses hardwares utilizados em HPC são a tecnologia mais avançada em computação e entre as suas aplicações estão: simulações de larga escala em supercomputadores e pesquisas científicas. Como exemplo, o supercomputador da Petrobras que noticiamos recentemente. E claro, também são utilizados para treinar as redes neurais das inteligências artificiais. Mas como disse o tio Ben, com grandes poderes vem grandes consumos de energia. A AMD afirma que, ao bater a sua meta, bilhões de kilowatts-hora de eletricidade serão economizados em 2025, reduzindo em 97% o gasto energético necessário para que os hardwares realizem um cálculo. A meta também vai ao encontro dos projetos de sustentabilidade da AMD.


Fonte: Divulgação/AMD

AMD cresce no segmento empresarial

- Continua após a publicidade -

Recentemente, um relatório da Omdia, uma das várias empresas de análise do mercado de tecnologia, publicou que a AMD atingiu 16% de presença no segmento de CPUs para servidores, um recorde para a companhia. Em 2017 o lado vermelho da força lançou os processadores EPYC para servidores, HPC e outros usos empresariais. A Netflix anunciou no dia 21 que adotará os EPYC em seus servidores, abandonando os CPUs da Intel.

Confira um vídeo sobre GPUs para aplicações profissionais

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.