Créditos: Tech Inspection

AMD Navi 33 da geração Radeon RX 7000 poderá ter 4096 núcleos, e não 5120

Novo rumor aponta para menos núcleos, mas o suficiente para superar GPUs Navi 21

O jogo de rumores sobre a próxima geração de GPUs AMD Radeon RX 7000 usando RDNA 3 continua. Desta vez contrariando informações anteriores sobre o número de Stream Processors das GPUs equipadas com o chip Navi 33, que seria para as placas de vídeo de entrada. Segundo Greymon55, a mudança é de 5120SPs para 4096SPs.

Apesar de menos núcleos stream processors, o chip de entrada RNDA 3 ainda deve ter desempenho superior a Navi 21, chip que equipa desde a Radeon RX 6800 até a RX 6900 XTX. As GPUs usando o chip Navi 33 devem usar design monolítico, ou seja, o die será uma peça única, diferente do design multi-chip (MCM) que deve equipar as GPUs Navi 32 e 31.

Em termos de especificações técnicas, é esperado que o chip Navi 33 tenha 4096 SPs via 16 WGPs (Work Group Processors, basicamente uma nova nomenclatura para Unidades Computacionais), diferente dos 20 WGPs que somavam 5120 stream processors dos rumores anteriores, mesma quantidade de núcleos da RX 6900 XT.

- Continua após a publicidade -

Outro leaker conhecido, kopite7kimi, confirma as informações do leaker Digimon (Greymon55). Ele diz que Navi 33 deve ser uma substituição a Navi 23, o que seria óbvio. Se levarmos em consideração que o chip de entrada RDNA 2 tem metade de SPs comparado com seu sucessor, segundo esse novo rumor, faria com que uma Radeon RX 7600 se encaixasse entre as atuais topo de linha.

Outras informações sobre as GPUs Navi 33 dizem que o processo de fabricação deve ser de 6nm. As placas de entrada RDNA 3 usarão memórias GDDR6, 128-bit, além de 256 MB de Infinity Cache, o dobro do que existe na RX 6900 XTX, e consumindo cerca de 200W, bem menos do que os 330W da atual topo de linha RDNA 2.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.