Créditos: Reprodução/Nvidia

IA da Nvidia é usada para criar novo mapa jogável de GTA V

Rede neural aprendeu sobre o jogo após "assistir" 12 bots jogando o game da Rockstar

A aposta da Nvidia na Inteligência Artificial (AI na sigla em inglês) já deu uma indicação a Jensen Huang para a lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time e também lucro para a empresa. Afinal, esse mercado de GPUs para AI vem crescendo nos últimos anos. Agora é a vez da tecnologia montar um novo mapa em GTA V.

A Nvidia já mostrou a sua Inteligência Artificial trabalhando em games ao usar sua rede neural GameGAN para recriar Pac-Man, sem acesso ao motor de jogo original, apenas “observando” 50 mil partidas do jogo. Mas, por mais que o fato seja impressionante, Pac-Man já tem mais de 40 anos. Seria possível usar a AI para, por exemplo, criar um mapa novo e jogável de GTA V?

A pergunta é respondida pelos pesquisadores Harrison Kinsley e Daniel Kukeila. Eles criaram GANTheft Auto, projeto que usa tecnologias de rede neural da Nvidia para criar um trecho jogável de Grand Theft Auto V.

Essa recriação do jogo não utiliza nenhuma linha de código do título original. O modelo de IA cria em tempo real o ambiente de jogo a partir de dados de seu treinamento, observando partidas para simular desde detalhes do ambiente e reflexos do carro à física do jogo.

“A rede neural neste caso é o jogo completo,” explica Kinsley em seu vídeo de demonstração do GANTheft Auto. “Ela determina o que acontece quando você aperta a tecla para ir para a direita ou esquerda. Não há nenhuma regra escrita por nós ou pelo código original de GTA V. Nós estamos jogando em uma representação de uma rede neural do GTA V. Nós estamos acostumados com a AI funcionando em programas, mas aqui a AI é o programa.”

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Confira no vídeo os primeiros resultados (de junho) de um gameplay do GANTheft Auto na ponte próxima ao Forte Zancudo.

Treinar uma AI é um processo que envolve muito poder de processamento, portanto o pesquisador usou uma estação DGX A100 da Nvidia, que soma um total de 320 GB de RAM. Ele utilizou 12 bots jogando simultaneamente para que a rede neural absorvesse o máximo de informações no mínimo tempo possível.

“Esse modelo aprendeu a replicar a física de GTA V, mas o mesmo processo poderia ser usado para aprender a física do mundo real, o que pode ser usado para aprimorar a física dos videogames, uma área em que encontramos dificuldades,” conta Kinsley.

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Uma demo jogável de GANTheft Auto, compatível com qualquer GPU da Nvidia com CUDA Cores, está disponível na página do projeto no GitHub.

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Fonte: Sentdex/GANTheft Auto
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

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