Créditos: Lucian Alexe/Unsplash

USB Tipo-C 2.1 terá capacidade de até 240W entre outras melhorias

Nova tecnologia permitirá até mesmo um carregador universal para notebooks

USB-IF, Fórum de Implementação da tecnologia USB (em bom português "quem manda e desmanda no que é USB), divulgou a revisão oficial das especificações da geração Tipo-C 2.1 dos conectores universais. E a capacidade de 240 W é o carro chefe da "atualização" - AO POTÊNCIA!

Atualmente, o conector do USB Tipo-C tem a capacidade de 100 W, trabalhando com a corrente elétrica de 5 A e tensão de 20 V. Para muitos aparelhos, como smartphones, isso é (bem) mais que o suficiente. Para alguns notebooks, é o bastante. Entretanto, notebooks gamers não são "saciados" com 100 W. Chegando esses novos 240 W para o USB Tipo-C 2.1, podemos ter a universalização dos carregadores de notebooks. Esqueceu o carregador em casa ao ir para a faculdade? Não tem problema! Peça para o seu amigo que está jogando Batman Arkham Asylum no notebook gamer durante a aula te emprestar rapidinho (esse exemplo pode ou não ser inspirado em uma história verídica).

A atualização no USB Tipo-C 2.1, que trabalhará com tensão de 48 V e 5 A, exigirá uma troca dos cabos. Saem os Standard Power Range (não confundir com Power Ranger) e entram os Extended Power Range. Esses novos cabos (EPR) iniciarão aos poucos a substituírem os antigos SPR. Contudo, diversos modelos de aparelhos podem continuar usando a versão que suporta 100 W já que não será necessário 240 W.

Essa nova capacidade não interfere na parte de transferência de dados do USB. Então será possível ter USB 2.0 com suporte para a nova potência. E para evitar as (bem) prováveis confusão com os cabos de potência diferente, entrarão novos ícones visuais mostrando qual é potência compatível com o cabo.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCF Tech, Tom's Hardware Fonte: USB-IF
Tags
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.