Créditos: WCCFtech

Alan Wake Remastered: Remedy divulga trailer comparativo com a versão original

As diferenças vão além de texturas em alta resolução
Por Raphael Giannotti 24/09/2021 22:40 | atualizado 24/09/2021 22:40 Comentários Reportar erro

Vivemos a era dos remasters e remakes como nunca antes. Sabemos que remakes, geralmente, trazem os jogos refeitos do zero, mas muitos remaster só aumentam a resolução das texturas e pronto. Um novo vídeo de Alan Wake Remastered compara o novo jogo com o original de 10 anos atrás e mostra que vai além de novas texturas.

O vídeo acima mostra o jogo rodando em um Xbox Series X em 4K. É bem notável a mudança na modelagem do personagem Alan Wake, bem como os outros mostrados no trailer. Ao que parece, não se trata somente de texturas melhores nas roupas ou pelo cenário, ou ainda sombra e luz melhorados.

Com a remodelagem, Alan parece ainda mais com o ator que dá vida ao personagem, Ilkka Villi. Algo que não é comum de acontecer em remasters, é a mudança em nos rostos dos personagens. Muitas vezes, aquele jogo de duas gerações atrás remasterizado tem belos gráficos atualizados em geral, mas peca com as expressões faciais ou modelagem dos rostos datados.

Em uma publicação no blog do Xbox, a Remedy conta um pouco sobre o processo de remasterização de Alan Wake. "Quando nos preparamos para remasterizar essa aventura única e amada, nós sabíamos que iríamos ter um trabalho difícil para entregar uma experiência que não apenas viva de acordo com o legado, mas também seja apresentado para um novo público através de gráficos com padrões modernos".

- Continua após a publicidade -

A equipe original de Alan Wake trabalhou junto com o estúdio d3t, desenvolvedora com foco em ports e remasters. A equipe de d3t trabalhou na remasterização de Mafia 2: Definitive Edition, Burnout Paradise Remastered, The Witcher 3: Wild Hunt entre vários outros.

A Remedy chama a etapa inicial do remaster de "catalogação", separando todos os arquivos, estruturas de dados, assets, códigos, plugins e mais. "Pense nisso como um bando de cientistas colocando algo no microscópio para examinar as células", comenta a Remedy.

"Quando se está desenvolvendo um jogo do zero, isso acontece naturalmente enquanto o projeto avança, mas remasterizando um jogo, requer um aprendizado antes mesmo de começar". A desenvolvedora diz que quando se considera ambientes, texturas, efeitos sonos, cinemáticas e todos os arquivos necessários "você facilmente está olhando para cerca de 100 mil itens individuais".

- Continua após a publicidade -

Você pode conferir mais sobre a remasterização aqui no blog da Microsoft (em inglês). Alan Wake Remastered está chegando no dia 5 de outubro para PC (Epic Store), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Xbox One.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.