
Celular com serviços de assistência médica chega ao Brasil
Lembra daquele celular para idosos, com teclas grandes, display monocromÁtico, botão SOS e um precinho acessível? O mercado nacional vai ganhar outra variante um pouco parecida, o BP01, lançado pela empresa brasileira CellDesign.
Assim como seu "primo", que apareceu pela primeira vez na Futurecom 2009, o aparelho também tem o botão de emergência. Uma vez acionado, envia um pedido de socorro imediatamente para cinco números pré-programados. O BP01, no entanto, tem alguns diferenciais, como uma tela colorida de 1,8 polegadas e Bluetooth.
Com acabamento emborrachado, o BP01 resiste a quedas de até 1,80m e a grandes impactos. Um diferencial do celular é o seu sensor de quedas, que ativa um sinal sonoro e envia mensagens de SOS para os números pré-definidos. Caso nenhum desses números atenda ao telefone, o aparelho aciona o sistema de ligação automaticamente.
Além de Bluetooth, o celular tem lanterna LED, rÁdio FM e ajuste de volume +25 dB. De acordo com a CellDesign, o tom é compatível com aparelhos auditivos e ajusta automaticamente o som, facilitando a comunicação para portadores de necessidades especiais. O aparelho ainda permite o controle do horÁrio e da recarga de medicamentos, além de lembrar seu dono do dia e horÁrio de consultas médicas.
Homologado nos Estados Unidos e na União Europeia, o aparelho aguarda a autorização da Anatel para os próximos dias. Na versão desbloqueada, o lançamento chegarÁ às prateleiras a um preço sugerido de R$685.
Qual os planos para hardware esse ano?