Créditos: Steam

Epic lança ferramenta Easy Anti-Cheat para Linux, MacOS e Steam Deck

Com suporte ao Proton, o portátil da Valve entra para a lista de compatibilidade

O recurso anti-trapaça da Epic, Easy Anti-Cheat, agora funciona também em Linux e Mac OS. Além disso, as camadas de compatibilidade Wine e Proton também ganharam suporte, o que garante que o recurso funcione no Steam Deck por usar Proton para rodar o SteamOS

Esse é um passo importante, já que alguns jogos não poderiam ser jogados, a princípio, no Steam Deck por não contar com a ferramenta Easy Anti-Cheat, principalmente em jogos competitivos. Jogos populares como Apex: Legends, Fall Guys e Dead by Daylight, por exemplo, passariam a funcionar no Steam Deck usando a ferramenta de segurança da Epic.

"Para tornar mais fácil aos desenvolvedores lançarem seus jogos em (diferentes) plataformas no PC, o suporte às camadas de compatibilidade Wine e Proton do Linux foi incluído. Começando com o lançamento da última SDK, os desenvolvedores podem ativar o suporte a anti-cheat para Linux via Wine ou Proton com alguns clicks", descreve a página oficial do recurso.

Mesmo que o suporte do Easy Anti-Cheat permita que alguns dos jogos mais populares jogados na Steam se tornem jogáveis no Steam Deck, ainda existe a outra ferramenta anti-trapaça chamada de BattlEye, rival do recurso da Epic. Jogos como PUBG, Rainbow Six Siege e Ark Survival Evolved utilizam essa outra ferramenta.

- Continua após a publicidade -

Porém segundo o CEO do BattlEye, Bastian Suter, o recurso também estará chegando com suporte ao Steam Deck. Ele disse ao The Verge que o software da empresa será compatível com o console portátil da Valve e que "o primeiro jogo deve começar a usar (BattlEye) em breve". Ambos os recursos devem ser ativados individualmente por cada desenvolvedora em seus jogos.

Segundo o site ProntonDB, mais de 16 mil jogos funcionam com a camada de compatibilidade do Linux. Entre os jogos da atual lista dos 10 jogos mais populares, somente Counter Strike: Global Offensive, DOTA 2 e Team Fortress 2 rodam nativamente, entre muitos outros.

O Easy Anti-Cheat é uma ferramenta gratuita e conta com mais de 140 jogos em sua lista. Já o rival BattlEye tem cerca de 40 jogos em seu catálogo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Epic Games
Assuntos
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.