Créditos: Reprodução/Intel

ASUS, Gigabyte e MSI devem lançar versões customizadas das GPUs Intel Arc Alchemist

As três fabricantes já fabricam placas-mães para processadores Intel e têm experiência com GPUs

Ontem noticiamos que o design das placas de vídeo Intel Arc Alchemist já foi enviado para as fabricantes parceiras, aquelas que farão "na prática" a venda do chip da Intel. Essa informação foi dada por Raja Koduri, vice-presidente da empresa californiana. Agora, um site chinês publicou que Asus, Gigabyte e MSI serão as primeiras empresas a lançar as GPUs Arc Alchemist.

Asus já faz uma versão customizada da Intel Iris Xe DG1, placa de vídeo para computadores pré-montado. Junto disso, há o fato de que todas as três fabricantes já trabalham com a Intel na fabricação de placas-mães e produzem GPUs customizadas para as concorrentes Nvidia e AMD. Logo, natural para o modelo de negócio das empresas (e também pelo relacionamento próximo com a Intel) que elas tenham interesse em fabricar as Arc Alchemist


Arte feita pelo site Hexus.Net. Fonte: Reprodução/Hexus.Net

Além da Asus, as fabricantes Gunnir e Colorful fizeram seus próprios modelos da Intel Iris Xe DG1. Mas ainda não se sabe se as empresas chinesas já assinaram algum contrato com a Intel para fabricar as placas de vídeo gamer. A acusação de quebra de patente na China, que pede até o banimento das vendas dos CPUs, pode impactar a relação da empresa americana com a Gunnir e Colorful. Hora de aguardar as cenas dos próximos capítulos .

Intel Arc: as GPUs da Intel

- Continua após a publicidade -

Intel Arc é a marca para placas de vídeos focadas em jogos da Intel. Ela foi apresentada no dia 16 de agosto de 2021 e irá competir no segmento de entrada e intermediária contra Nvidia GeForce e AMD Radeon. O que se especula até o momento é que suas GPUs mais potentes disputarão contra as RTX 3070 e RX 6700 XT, enquanto o chip de entrada rivalizará com a GTX 1660 Super.

Sua primeira placa de vídeo é a Intel Arc Alchemist, que será lançada no primeiro trimestre de 2022. A primeira geração será baseada na microarquitetura Xe-HPG (High Performance Graphics). As outras arquiteturas que estarão presentes na família de GPUs são Xe-LP para as placas mais simples, Xe-HPC (High Performance Computing) e Xe-HP para servidores. A Intel já anunciou que suas placas terão suporte para DisplayPort 2.0.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.