Índice do Artigo

AMD

GPUs antigas da AMD ganham suporte a Ray Tracing no Linux

GPUs antigas da AMD ganham suporte a Ray Tracing no Linux
Créditos: Reprodução/AMD

Um grupo de entusiastas (ou talvez somente uma pessoa) de Linux publicaram no GitLab um merge request, um pedido de “fusão” de um código com outro (tentando simplificar a explicação, galera), na biblioteca Mesa para o driver de Ray Tracing das placas de vídeo com arquitetura RDNA 2. Com essa nova atualização, GPUs de gerações anteriores também terão suporte ao Ray Tracing no Linux.

Mesa, também chamada de Mesa 3D, é uma biblioteca gráfica de código-aberto para implementação das APIs Open GL e Vulkan nos Linux. O programador Joshua Ashton fez uma publicação no GitLab com esse pedido de merge request para o driver RADV explicando que o novo código feito traz suporte para o Ray Tracing nas arquiteturas “Navi, Vega, Polaris, etc“, aspas de Ashton. O programador também explica que isso é possível através de uma emulação das instruções do BVH da AMD no software. “O BVH (bounding volume hierarchy) é uma ferramenta que cria subgrupos de objetos para distribuir de forma mais eficiente o processamento dos raios de luz”, conforme explica Diego Kerber.

Como o Ray Tracing demanda muita performance do hardware, não faria sentido modelos mais antigos de GPU terem suporte essa tecnologia. Mas agora possuem e o processo é feito através de software, o que ainda não mudará o sofrimento de desempenho das placas de vídeo.

YouTube video

“O ano do Linux” é uma frase usada tanto de maneira pejorativa quanto positiva sempre que qualquer “a” do Tux, o mascote pinguim, é publicado no Adrenaline. Mas seja lá qual é o seu lado no Fla x Flu que não vale uma Taça Guanabara, nos últimos tempos as notícias são boas para o Pinguim.

Valve e a AMD trabalharão em melhorias para o desempenho do Linux em jogos. Atualmente, alguns jogos no Linux tem uma performance fraca devido a incapacidade do driver em controlar o processador, não aumentando ou demorando para entregar a frequência desejada quando necessário. O foco é melhorar o console SteamDeck da Valve que usará um OS baseado em Arch Linux. Contudo, trará melhorias para a comunidade do Pinguim.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções