Créditos: Reprodução/AMD

GPUs antigas da AMD ganham suporte a Ray Tracing no Linux

Arquiteturas RDNA 1, Vega, Polaris e terão Ray Tracing habilitado

Um grupo de entusiastas (ou talvez somente uma pessoa) de Linux publicaram no GitLab um merge request, um pedido de "fusão" de um código com outro (tentando simplificar a explicação, galera), na biblioteca Mesa para o driver de Ray Tracing das placas de vídeo com arquitetura RDNA 2. Com essa nova atualização, GPUs de gerações anteriores também terão suporte ao Ray Tracing no Linux.

Mesa, também chamada de Mesa 3D, é uma biblioteca gráfica de código-aberto para implementação das APIs Open GL e Vulkan nos Linux. O programador Joshua Ashton fez uma publicação no GitLab com esse pedido de merge request para o driver RADV explicando que o novo código feito traz suporte para o Ray Tracing nas arquiteturas "Navi, Vega, Polaris, etc", aspas de Ashton. O programador também explica que isso é possível através de uma emulação das instruções do BVH da AMD no software. "O BVH (bounding volume hierarchy) é uma ferramenta que cria subgrupos de objetos para distribuir de forma mais eficiente o processamento dos raios de luz", conforme explica Diego Kerber.

Como o Ray Tracing demanda muita performance do hardware, não faria sentido modelos mais antigos de GPU terem suporte essa tecnologia. Mas agora possuem e o processo é feito através de software, o que ainda não mudará o sofrimento de desempenho das placas de vídeo.

"O ano do Linux" é uma frase usada tanto de maneira pejorativa quanto positiva sempre que qualquer "a" do Tux, o mascote pinguim, é publicado no Adrenaline. Mas seja lá qual é o seu lado no Fla x Flu que não vale uma Taça Guanabara, nos últimos tempos as notícias são boas para o Pinguim.

- Continua após a publicidade -

Valve e a AMD trabalharão em melhorias para o desempenho do Linux em jogos. Atualmente, alguns jogos no Linux tem uma performance fraca devido a incapacidade do driver em controlar o processador, não aumentando ou demorando para entregar a frequência desejada quando necessário. O foco é melhorar o console SteamDeck da Valve que usará um OS baseado em Arch Linux. Contudo, trará melhorias para a comunidade do Pinguim.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.