Créditos: NewsBytes

Design das placas de vídeo Intel Arc Alchemist já foi enviado para parceiros

Placas Xe-HPG não terão suporte a configurações multi-GPU
Por Daniel Trefilio 23/09/2021 12:59 | atualizado 23/09/2021 13:19 Comentários Reportar erro

O vicepresidente senior da Intel, Raja Koduri, deu uma entrevista ao site japonês de tecnologia ASCII.jp e um dos pontos abordados que os projetos de referência das placas de vídeo Arc Alchemist da Intel já estão finalizados e foram enviados às fabricantes de GPU parceiras. A entrevista foi breve e abordou também alguns pontos interessantes sobre a família de GPUs da Intel, como as Xe HPC, Ponte Vecchio, Xe Link, o supercomputador Aurora e ray tracing em computação de alto desempenho.

De acordo com Koduri, o projeto de referência final para as placas de vídeo discretas Arc Alchemist, que estão mirando no mesmo mercado das Nvidia GeForce RTX 3070 e AMD Radeon RX 6700 XT, já foi enviado às fabricantes de placas de vídeo parceiras, e que essas empresas terão uma boa liberdade para criar vários projetos para mercados de GPUs com diferentes TGPs, oferecendo uma variedade de modelos interessante para todas as partes envolvidas, inclusive o mercado doméstico que vem sofrendo bastante com a escassez e preços abusivos de placas de vídeo.

Créditos: Hexus.net

Isso deve significar também que em breve os primeiros projetos das placas Intel Arc Alchemist de outras marcas devem começar aparecer em eventos e conferências, além dos vazamentos que sempre acabam acontecendo antes dos anúncios oficiais, mas não ficou claro se a Intel tem alguma intenção de, ao menos por enquanto, começar a divulgar detalhes sobre as Arc Alchemist Founders Edition.

- Continua após a publicidade -

Outro detalhe interessante da entrevista é que Koduri afirmou que arquiteturas mais antigas como as GPUs integradas Tiger Lake e Iris Xe DG1 possivelmente também serão compatíveis com a tecnologia XeSS, solução da Intel para o AMD FidelityFX e Nvidia DLSS. No quesito Xe-link, as placas Xe-HPG não terão suporte à versão da Intel de sistema multi-GPUs (SLI/Crossfire), e usuários com interesse em combinar placas de vídeo, ao menos por enquanto, ainda precisarão recorrer aos modelos cada vez mais caros e raros das placas Nvidia e AMD.

Créditos: Hexus.net

Koduri encerrou afirmando que com as fundições em 7nm da Intel praticamente no limite da capacidade inclusive para os próximos anos, optar pela TSMC com tecnologias de microarquitetura N6 para as placas Arc Alchemist foi a saída natural, e que provavelmente sua sucessora, a Arc Battlemage, será fabricada também pela TSMC mas já em menor litografia de 5nm ou 4nm.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Hexus.net Fonte: ASCII.jp
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.