Créditos: Kotaku

Cerca de 500 protótipos de jogos para Dreamcast e Xbox estão disponíveis para download

Project Deluge conta com centenas de títulos em acervo, alguns nunca foram lançados

Quem viveu as gerações de consoles dos anos 90, mais especificamente até a sexta geração de consoles com Dreamcast, PlayStation 2, Xbox e GameCube, guarda com muito carinho e saudosismo a era de ouro dos games. Graças a iniciativas como a do Project Deluge, podemos continuar a experimentar não só jogos já bem conhecidos, como também aqueles que nunca chegaram a ver a luz do dia.

Project Deluge tem como objetivo criar um acervo com jogos que vão desde protótipos, demos e até jogos completos que nunca foram lançados. O projeto já conta com centenas de builds que passam por NES e Master System, SNES e Mega Drive até os consoles mencionados da sexta geração.

Em uma atualização recente, o changelog diz que o site "lançou protótipos de Xbox e Dreamcast", além de ter adicionado as últimas descobertas em jogos de PS2. Em uma publicação em maio, quando o projeto começou, o Project Deluge já contava com mais de 700 protótipos de jogos de PlayStation 2.

Existe todo um procedimento minucioso para a averiguação dos jogos. Eles são comparados com a versão original que foi lançada no mercado para saber se trata de uma "early build", demo, ou qualquer outra mudança, que é depois documentada e publicada no site junto da ROM para download.

- Continua após a publicidade -

Nessa última atualização, foram arquivados quase 500 protótipos de Dreamcast e Xbox, que já estão disponíveis para download. Todos os 135 protótipos de Dreamcast tiveram que ser extraídos dos discos originais. Ou seja, todo procedimento foi feito com o famoso e controverso GD-ROM, mídia que suportava 1GB de dados e era utilizada pelo último console da Sega.

Cada um dos 135 jogos foram analisados um por um para verificar as diferenças mencionadas em relação ao jogo final. Às vezes isso não era necessário, já que poderia ser um jogo nunca lançado antes, como uma versão bizarra de Sega GT com o Luigi. Jogos como Soul Calibur, Crazy Taxi e Legacy of Kain: Soul Reaver foram arquivados pelo projeto com suas biulds diferentes do original.

Já em relação ao Xbox, foram 349 jogos arquivados. Segundo o relato dos integrantes do projeto, a verificação e todo o processo manual com cada um dos jogos foi mais difícil pelo fato do primeiro console da Microsoft usar mídia DVDs convencionais com partições para o jogo e vídeos (cutscenes em CGI eram muito comuns na época). Alguns dos protótipos chegaram em CD-ROM.

- Continua após a publicidade -

Uma build preview de Psychonauts foi encontrada entre os jogos de Xbox, bem como um protótipo de Jet Set Radio Future e um jogo de Shrek que nunca chegou a sair. Caso esteja curioso para dar uma olhada nas vastas listas, aqui está o link para Dreamcast e Xbox.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Kotaku Fonte: Project Deluge
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.