Créditos: Harrison Broadbent/Unsplash

Com estoques cheios, preço das DRAM pode cair até 8% no último trimestre de 2021

Aumento da produção nos últimos meses deve trazer resultados para o fim do ano

Nem só de notícias tenebrosas vive o mundo do hardware. Como já era noticiado regularmente, o preço das DRAM continuam apresentando uma tendência de queda. Agora há uma especulação que as memórias tenham seu preço reduzido em até 8%.

As informações foram divulgadas pela TrendForce, uma empresa taiwanesa especializada em pesquisas para o mercado de semicondutores. Segundo a empresa, o motivo dessa redução é o grande estoque de memórias DRAM ocasionado pelo aumento na produção neste terceiro trimestre do ano. Essa grande disponibilidade somada a queda na procura fará com que 2021 encerre mostrando uma queda no preço desses produtos, por volta de 3% à 8%. Outro motivo para a baixa nos valores é, segundo a Trendforce, o fato de que os grandes mercados da Europa e América do Norte estão liberando as restrições da pandemia. Assim, uma parte da população não está mais consumindo eletrônicos para se entreter em casa. Deve ser bom voltar a pegar um cineminha.

As memórias para PC devem apresentar uma redução de 5% até 10%, enquanto para mobiles (smartphones) a situação continua mais feia que briga de foice. A tendência é que os preços continuem como estão.


Fonte: Reprodução/TrendForce

TrendForce espera que as memórias para servidores também tenham uma redução no preço. Uma queda mais discreta que nos computadores domésticos, mas uma queda pelo menos. A previsão é de reduzir em até 5% o valor comparado ao trimestre anterior. Essa pode ser a primeira queda nos preços para esse segmento neste ano. As principais fabricantes de memória DRAM (Samsung, Micron e SK Hynix) converteram uma parte da produção de mobile para o mercado de servidores.

- Continua após a publicidade -

As memórias para placas de vídeo podem também apresentar uma queda. Entretanto, não deve refletir na queda das GPUs já que há outros componentes das placas que não apresentarão queda e a mineração de criptomoedas aumentou nos últimos meses.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: TrendForce
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.