Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Valve trabalha em tecnologia que permite jogar games enquanto eles ainda estão sendo baixados

Steam poderá analisar os arquivos menos importantes dos jogos para baixar eles por último

Atualmente um dos recursos presentes nos consoles que não tem na Steam é a possibilidade de jogar enquanto baixa os jogos, mas a Valve já está buscando maneiras de resolver isso. Uma nova patente da empresa foi descoberta indicando como deve funcionar esse recurso, que também poderá ser usado para economizar espaço no disco do usuários.

A patente foi localizada pelo Pavel Djundik, criador do SteamDB, no FreePatentsOnline e através dela é possível prever um pouco como funcionará a novidade na plataforma da Valve. Em resumo, o sistema proposto pela empresa permite com que a Steam analise as atividades do executável dos jogos, captando quais os arquivos mais importantes para o jogo funcionar.

Com isso a plataforma poderá pegar esses dados para saber quais arquivos tem que estar baixados para o usuário pode iniciar o jogo, permitindo que os jogadores aproveitem os games enquanto o download ainda está acontecendo. Mas a Valve acredita que isso pode ser ainda mais útil para os usuários, trazendo alguns benefícios, como diminuir o tamanho das instalações.

Na patente é descrito que a Steam poderá saber quais arquivos não são utilizados pelos jogos e com isso se livrar deles, teoricamente sem comprometer a integridade deles e liberando um pouco de espaço no computador do jogador. A novidade ainda poderá ajudar os games a localizarem certos arquivos e fazer a pré-busca deles durante o loading, diminuindo a latência durante o carregamento.

- Continua após a publicidade -

Essa não será a primeira vez que a Steam tente realizar a implementação de um recurso para poder jogar antes do download terminar, em 2015, no lançamento do Mortal Kombat 10, a empresa configurou o jogo para ser baixado em partes, permitindo assim que os jogadores pudessem ter acesso a ele antes de terminar o download. Entretanto, esse teste acabou sendo um fracasso e causou diversos problemas, obrigando a Valve a cancelar essa tentativa.

Última atualização do PS5 melhorou desempenho de alguns jogos em até 5%

Última atualização do PS5 melhorou desempenho de alguns jogos em até 5%
Descoberta foi feita por acaso pelo Digital Foundry

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: FreePatentsOnline, vg247, Pavel Djundik
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.