Créditos: Reprodução/Blog da Pontte

Ruim para importações: IOF fica mais caro a partir de hoje (20)

Assinatura de decreto eleva imposto do IOF provisoriamente entre o dia 20 de setembro até 31 de dezembro
Por Luiz Schmidt 20/09/2021 16:16 | atualizado 21/09/2021 17:53 Comentários Reportar erro

A partir desta segunda-feira (20), através de um decreto presidencial assinado por Jair Bolsonaro, a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) será elevada. Segundo o Ministério da Economia, o dinheiro arrecadado irá custear o Auxílio Brasil, programa do Governo Federal que atua como substituto do Bolsa Família. A nova alíquota anual para pessoa jurídica atinge 2,04% e para pessoa física será de 4,08%.

Mudança será válida entre o dia 20 de setembro até 31 de dezembro

O IOF incide sobre operações de crédito. Dessa forma, seguros e transações internacionais tendem a ficar mais caras. Para quem busca importar hardware, ou jogos, é importante se precaver para não ser surpreendido com as taxas cobradas no cartão de crédito. Apesar da alteração também incidir sobre o valor de jogos e compras realizadas em sites como o AliExpress, ela não tem relação com a redução de 10% sobre o IPI de jogos realizada pelo Governo Federal, que noticiamos por aqui no Adrenaline em maio.

A mudança será válida entre o dia 20 de setembro até 31 de dezembro. De acordo com o Governo, serão arrecadados R$2,14 bilhões para o programa Auxílio Brasil. "A decisão foi tomada em razão da observância das regras fiscais. Apesar da arrecadação recorde, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que é necessária a indicação de fonte para o aumento de despesa obrigatória. O programa social Auxílio Brasil, acarretará um acréscimo de caráter continuado em R$ 1,62 bilhão neste ano", diz o texto publicado pelo Governo Federal

O Ministério da Economia confirmou que o aumento será válido para operações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. A alíquota anual para pessoa jurídica passou de 1,50% para 2,04%, enquanto de pessoa física foi de 3,0% para 4.08%. Portanto, é importante tomar cuidado e não ser pego de surpresa, principalmente durante as festividades do final do ano. 

- Continua após a publicidade -

O Governo Federal, afirma que o aumento do IOF é provisório e para 2022 a intenção é financiar o programa Auxílio Brasil com a recriação do imposto de renda sobre lucros e dividendos. Atualmente a proposta está em tramitação no Senado.


Atualização: Comentários desativados pela falta de respeito nas discussões.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Mundo Conectado, Tudo Celular
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.