Créditos: AMD

GPUs AMD RDNA 3 devem ser 60% mais rápidas que a atual RDNA 2 [RUMOR]

Diferença entre RDNA 3 e RDNA 4 pode ser "tão grande quanto Ampere sobre Turing"

As informações não oficiais de futuras GPUs tanto da AMD, quanto NVIDIA, seguem a todo vapor. O rumor da vez vem do canal Moore's Law is Dead e diz respeito as futuras arquiteturas gráficas RDNA 3 e RDNA 4 da AMD, principalmente o salto de desempenho em relação a atual RDNA 2 para a terceira geração em, no mínimo, 60%.

Rumores anteriores apontavam para um salto de desempenho em até 2.5 vezes entre RDNA 2 e RDNA 3 e agora Tom, do canal MLID, diz que a AMD sempre "mirou" em um salto acima dos 50% sobre a Radeon RX 6900 XT com a próxima topo de linha, provavelmente RX 7900.

É esperado, também, "grande eficiência e aumento de performance em Ray Tracing", mas com o custo de consumo de energia "bem maior do que antes". Tom enfatiza que, mesmo que a AMD consiga chegar em um salto de 60% entre as gerações, existe diferença entre desempenho real e simulação.

"Só porque o modelo topo de linha desempenha de uma maneira específica em uma simulação, não significa que (terá o mesmo desempenho) na prática uma vez fabricado em silício e montado", enfatiza Tom. Ele menciona, ainda, que o projeto do SKU topo de linha RDNA 3 mudou algumas vezes nos últimos anos.

- Continua após a publicidade -

As futuras Radeon RX 7000 já devem custar significativamente mais que a atual geração, encarecendo ainda mais com as GPUs RDNA 4. Aumento de preço entre gerações é algo normal, sempre aconteceu, mas não da maneira que temos visto nos últimos anos, especialmente a última geração de GPUs AMD e NVIDIA.

Tom diz que o salto de desempenho entre GPUs RDNA 3 para RDNA 4 dever ser, "pelo menos, tão grande quanto Ampere sobre Turing" e que um aumento em 50% seria uma "estimativa conservadora". A possível janela de lançamento da quarta geração RDNA deve acontecer entre o fim de 2023 e começo de 2024

As informações do canal Moore's Law is Dead mostram que o aumento de desempenho deve ser, de certa forma, proporcional ao aumento nos preços. As estimativas de Tom dizem que a suposta RX 7700 XT seria suficiente para suportar 4k 120 FPS e teria desempenho de RTX 3090, diminuindo depois para a RX 8500 XT, mas custando muito menos.

- Continua após a publicidade -

Pensar em placas de vídeo de entrada lidando com altas resoluções e taxas de quadros por segundo é algo que ainda nem imaginamos, pelo menos não em jogos AAA. Tudo isso deve ser encarado com ceticismo até que as informações oficiais cheguem até nós. Por enquanto, a única certeza que temos é que as GPUs RDNA 3 chegam no ano que vem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.