Índice do Artigo

AMD

GPUs AMD RDNA 3 devem ser 60% mais rápidas que a atual RDNA 2 [RUMOR]

GPUs AMD RDNA 3 devem ser 60% mais rápidas que a atual RDNA 2 [RUMOR]
Créditos: AMD

Conteúdo Relacionado
amd/amd-radeon-rx-6900-xtx-tera-18-gbps-e-clock-mais-rapido-superando-a-rtx-3090-rumor/" title="AMD Radeon RX 6900 XTX terá 18 Gbps e clock mais rápido, superando a RTX 3090 [RUMOR]">
AMD Radeon RX 6900 XTX terá 18 Gbps e clock mais rápido, superando a RTX 3090 [RUMOR]

AMD

AMD Radeon RX 6900 XTX terá 18 Gbps e clock mais rápido, superando a RTX 3090 [RUMOR]

As informações não oficiais de futuras GPUs tanto da AMD, quanto NVIDIA, seguem a todo vapor. O rumor da vez vem do canal Moore’s Law is Dead e diz respeito as futuras arquiteturas gráficas RDNA 3 e RDNA 4 da AMD, principalmente o salto de desempenho em relação a atual RDNA 2 para a terceira geração em, no mínimo, 60%.

Rumores anteriores apontavam para um salto de desempenho em até 2.5 vezes entre RDNA 2 e RDNA 3 e agora Tom, do canal MLID, diz que a AMD sempre “mirou” em um salto acima dos 50% sobre a Radeon RX 6900 XT com a próxima topo de linha, provavelmente RX 7900.

É esperado, também, “grande eficiência e aumento de performance em Ray Tracing“, mas com o custo de consumo de energia “bem maior do que antes”. Tom enfatiza que, mesmo que a AMD consiga chegar em um salto de 60% entre as gerações, existe diferença entre desempenho real e simulação.

“Só porque o modelo topo de linha desempenha de uma maneira específica em uma simulação, não significa que (terá o mesmo desempenho) na prática uma vez fabricado em silício e montado”, enfatiza Tom. Ele menciona, ainda, que o projeto do SKU topo de linha RDNA 3 mudou algumas vezes nos últimos anos.

As futuras Radeon RX 7000 já devem custar significativamente mais que a atual geração, encarecendo ainda mais com as GPUs RDNA 4. Aumento de preço entre gerações é algo normal, sempre aconteceu, mas não da maneira que temos visto nos últimos anos, especialmente a última geração de GPUs AMD e NVIDIA.

Tom diz que o salto de desempenho entre GPUs RDNA 3 para RDNA 4 dever ser, “pelo menos, tão grande quanto Ampere sobre Turing” e que um aumento em 50% seria uma “estimativa conservadora”. A possível janela de lançamento da quarta geração RDNA deve acontecer entre o fim de 2023 e começo de 2024

As informações do canal Moore’s Law is Dead mostram que o aumento de desempenho deve ser, de certa forma, proporcional ao aumento nos preços. As estimativas de Tom dizem que a suposta RX 7700 XT seria suficiente para suportar 4k 120 FPS e teria desempenho de RTX 3090, diminuindo depois para a RX 8500 XT, mas custando muito menos.

Pensar em placas de vídeo de entrada lidando com altas resoluções e taxas de quadros por segundo é algo que ainda nem imaginamos, pelo menos não em jogos AAA. Tudo isso deve ser encarado com ceticismo até que as informações oficiais cheguem até nós. Por enquanto, a única certeza que temos é que as GPUs RDNA 3 chegam no ano que vem.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções