Créditos: Reprodução/Nvidia

Nvidia Ada Lovelace AD102 terá clock máximo de 2.2 GHz; veja detalhes

Futura geração pode chegar com o dobro de CUDA Cores da família RTX 3000

leaker Greymon55, conhecido por vazamentos na indústria de hardware, trouxe uma nova informação sobre as futuras Nvidia GeForce RTX 4000. Segundo ele, a placa de vídeo RTX 4090 terá uma frequência de 2.2 GHz. Essa geração de GPUs, de codinome Lovelace, chegarão às lojas somente em 2023.

O leaker Greymon55 tem um histórico de informações da AMD, mas nos últimos tempos vem trazendo mais informações sobre o Lado Verde da Força. Entretanto, não é informado no seu tweet se a frequência de mais de (conforme o sinal utilizado no tweet) 2.200 MHz será a base ou pico máximo. A única "certeza", com base em vazamentos anteriores, é que as RTX 4000 — as primeiras da Nvidia fabricadas em 5nm — trarão mais performance e preços maiores que as RTX 3000.

Nvidia GeForce 4000 Lovelace

A nova geração da família GeForce 4000, de codinome Lovelace, deve chegar ao mercado somente em 2023. A placa de vídeo topo de linha RTX 4090, com o chip AD102, não será dual-GPU — ao contrário do que é esperado para a linha da rival AMD baseada na arquitetura RDNA 3. A RTX 4090 terá 18.432 CUDA Cores, aproximadamente 71% a mais que a RTX 3090, 72 Texture Processor Clusters (TPCs) e 144 Streaming Multiprocessors (SMs). O consumo da topo de linha da Lovelace deve chegar a 500 W.

- Continua após a publicidade -

A performance de 81 TFLOPS, 45 a mais que a RTX 3090, não virá na mesma faixa preço da geração atual (claro). O modelo RTX 4090 custará U$ 2.999, segundo um vazamento anterior. O objetivo da Nvidia com o aumento dos preços é afastar os mineradores dos seus produtos, assim como "gamers casuais". Esse público, pelo jeito, será levado para a AMD ou consoles... que também usam GPUs AMD.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCF Tech
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.