Malware rouba logins do Facebook e pede resgate em euros

Um novo código malicioso que se espalha através de softwares de mensagens instantâneas, como o MSN e o Yahoo!, impede que usuÁrios acessem sua conta no Facebook e exige um pagamento para solucionar o problema.

Identificado como Lolbot.Q, o malware chega como um link malicioso e, uma vez executado na mÁquina, rouba senhas da rede social. Quando a vítima tenta acessÁ-la, encontra uma mensagem informando que a conta estÁ suspensa e que, para reativÁ-la, é preciso preencher um questionÁrio com uma oferta de prêmios, como notebooks e iPads.


Imagem: Panda Security

O problema é que esse "serviço" não é de graça. Conforme o alerta do PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, após responder vÁrias perguntas, os usuÁrios são convidados a inserir o seu número de celular. Só assim é possível receber uma senha para recuperar o acesso ao perfil no Facebook, com um detalhe: a subscrição ao serviço implica no recebimento de créditos para baixar dados a um custo de  €8,52 por semana, o equivalente a quase R$20.


Imagens: Panda Security


A Panda ainda chama a atenção para outro malware que apela para a popularidade do Facebook, o Asprox.N. O cavalo-de-troia chega às vítimas através de um e-mail informando que a conta da rede social estÁ sendo utilizada para distribuir spam e que, para segurança, as credenciais foram alteradas e estão disponíveis em um documento do Word em anexo.


Imagem: Panda Security

O arquivo se chama "Facebook_details.exe" e não carrega a extensão .doc. No entanto, o malware automaticamente faz o download de um arquivo .doc para abrir o Word e enganar o usuÁrio, enquanto o código malicioso faz o trabalho sujo de abrir todas as portas disponíveis e fazer a conexão com diversos servidores de e-mail para disparar spam.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.