Créditos: AMD

AMD MI300 pode ser o início da era das APUs de alta performance [RUMOR]

Um projeto de APU exascale já foi apresentado pela AMD anos atrás

A segunda geração de aceleradores AMD Instinct ainda não tem nenhuma informação oficial, mas já se fala da terceira geração, o suposto MI300. Segundo o leaker ExecutableFix, existe um socket para servidor chamado "SH5". Além disso, algo que foge do padrão nesse tipo de solução, a placa MI300 contaria com um CPU embarcado.

A terceira geração de de aceleradoras Instinct, segundo rumores, deve vir com quatro chipset para GPUs, o que seria o dobro do que a MI200 ofereceria. Segundo o ExecutableFix, SH5 se refere a um socket para Zen 4, o que indicaria um provável processador Zen 4 na placa em si, fazendo da MI300 uma APU exascale.

A AMD já falou sobre esse assunto alguns anos atrás. Em um documento de nome "Design e análise de uma APU para computação em exascale", a empresa revelou o que seria um Exascale Heterogeneous Processor (EHP). A imagem mostra pilhas de memórias HBM, chiplets de GPU e CPU em uma mesma placa.

Há dois anos atrás, como lembra o Videocardz, o conhecido leaker Komachi mencionou o que seria "modo Big APU para MI200", o que pode (ou não) indicar uma APU exascale, mas algo em relação a próxima geração de placas Instincts, que ainda não tem informações divulgadas pela própria AMD.

- Continua após a publicidade -

O que se sabe sobre a MI200, segundo o WCCFtech, é que a placa será baseada em CDNA 2 e terá dois dies com GPUs de codinome Aldebaran. Cada die terá 8 shader engines, totalizando 16. Cada die é composto por 128 unidades computacionais, o que dá 8192 stream processors, gerando um total de 220 UC e 14.080 stream processors. Sim, a conta não bate se multiplicarmos por dois.

Já em relação as memórias, a MI200 deve ter oito canais de 1024-bit, o que daria uma interface de 8192-bit. Cada interface suportaria módulos de 2GB HBM2e. Com 16GB HBM2e por empilhamento, a placa contaria com um total de 128 GB de memória, 48GB a mais que atual geração MI100. 

É sempre importante ressaltar que tudo isso não passa de rumores. Se a as placas Instinct MI200 ainda nem fizeram sua estreia, tão cedo não devemos ter nenhuma notícia oficial sobre a terceira geração das aceleradoras da AMD. A MI200 é esperada para o fim deste ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz, WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.