
Texas Instruments anuncia CPU móvel quad-core de 2GHz
Os smartphones dual-core estão apenas começando a chegar ao mercado, mas as fabricantes de hardware jÁ pensam além. A NVIDIA, por exemplo, anunciou que a próxima geração do Tegra terÁ quatro núcleos. Agora, é a vez da Texas Instruments.
A companhia apresentou a nova plataforma móvel OMAP 5, fabricada no processo de 28nm e que surge como a sucessora da OMAP 4, que equipa o tablet PlayBook, da RIM.
Com quatro núcleos, dois ARM Cortex-A15 e dois Cortex-M4, o novo processador roda com um clock de 2GHz. Com tudo isso, a fabricante promete um desempenho três vezes superior ao do OMAP 4 e um gerenciamento de energia 60% superior, conforme o site Mobile Crunch.
Combinados com uma unidade de processamento grÁfico dedicada, os novos chips são capazes de suportar até três displays QSXGA (2560x2048) simultaneamente, de acordo com o Phonescoop. Além disso, smartphones equipados com os novos processadores podem ter múltiplas câmeras, bem como capturar e exibir de vídeos em FullHD, o que pode facilitar a fabricação de aparelhos 3D em um futuro próximo.
As primeiras unidades de testes serão despachadas na segunda metade deste ano. A expectativa da Texas Instruments é que dispositivos equipados com o OMAP 5 cheguem ao mercado no segundo semestre de 2012.