Créditos: Intel

Alta latência de memória em CPUs Intel Alder Lake aparece em vazamento

A causa pode ser os novos modos Gear que estrearam nos CPUs Rocket Lake

Um teste feito no AIDA 64 mostra um processador Intel Alder Lake usando memórias DDR5-6400 com altas latências chegando a 92.5ns. O print screen do suposto Core i5-12600K mostra que as velocidades de leitura e escrita são bem altas, mas com a desvantagem da latência também altíssima.

O sistema estava, provavelmente, rodando o teste com o modo Gear 4 ativado. Este modo apareceu na geração atual Rocket Lake da Intel. A 11ª geração Intel Core oferece dois modos: Gear 1 e Gear 2. A primeira é o modo padrão que irá rodar a controladora de memória e a RAM na mesma frequência, ocasionando latências baixas.

Já a Gear 2 reduz a frequência da memória até a metade do clock da controladora de memória em uma taxa 2:1, aumentando a latência, mas alcançando frequências maiores, além de uma largura de banda maior também.

- Continua após a publicidade -

Em testes feitos pelo Tom's Hardware nos processadores Intel Rocket Lake usando estes modos, ao usar o Gear 2 com memórias DDR4-3200, houve um grande aumento nas latências, impactando diretamente o desempenho em jogos. Rodando o Core i5-11600K no modo Gear 1 usando memórias DDR4-2933, mesmo com velocidades menores, os testes mostraram um desempenho 5% maior. As latências não mudaram muito, ficando em 59.3ns em Gear 2 e 52.3ns em Gear 1.

Os processadores Alder Lake trarão o modo Gear 4 e, quando ativado, este irá diminuir as frequências do controlador de memória em um quarto da frequência da RAM, resultando em memórias bem mais rápidas, mas com muita perda nas latências. A Gear 4 será praticamente inútil quando se trata de jogos.

As latências mais baixas impactam mais no desempenho em jogos (entre outras aplicações) que as velocidades das memórias em si. É só puxar um pouco na memória (sem trocadilhos) e lembrarmos dos problemas de altas latências que a primeira geração AMD Ryzen, usando a arquitetura Zen pela primeira vez, causaram.

Contudo não parece ser o caso aqui, se todos os rumores e vazamentos forem reais. A Gear 4 terá esse única propósito de aumentar as velocidades da RAM, mesmo que o preço disso seja altas latências.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.