Créditos: Intel

Intel prepara sistema para atualização de firmware (BIOS) sem necessidade de restart

Tecnologia é promissora para empresas com contratos que dependem de funcionamentos ininterruptos

Segundo notas de atualização de kernel para Linux e documento detalhado disponível no fórum UEFI.org, a Intel está preparando sistema de atualização de BIOS que possibilita atualiza de firmware sem a necessidade reinicializar sistemas.

A tecnologia Intel® Seamless Update é um atrativo para usuários em geral, que muitas vezes não fazem atualizações importantes justamente pela necessidade de reinicialização, mas é essencial para empresas com contratos específicos que exigem sistemas funcionando em tempo integral, como infraestrutura de serviços médicos ou sistemas sensíveis de órgãos governamentais e de segurança.

De maneira geral, uma firmware antiga não representa muitos problemas para o usuário médio padrão, mas no caso de serviços essenciais e com dados sensíveis, BIOS antigas muitas vezes podem representar vulnerabilidades de sistema, oferecendo um prato cheio para os ataques cada vez mais comuns de ramsomware, além da exploração de outras vulnerabilidades que colocam em risco dados sensíveis.

A exigência de que os sistemas estejam operando 100% do tempo, ou o mais próximo possível disso, acaba evitando que esses sistemas recebam atualizações de segurança , levando máquinas com dados sensíveis e serviços essenciais a muitas vezes operar com BIOS desatualizadas, justamente por atualmente esses processos de atualização demorarem alguns minutos em que a máquina fica inacessível. 

- Continua após a publicidade -

Créditos: UEFI.org

Atualmente a injeção de código para atualização de BIOS, feita através do Management Mode (modo de gerenciamento) é gerenciada por serviços UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) e ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), mas a arquitetura dos processadores Intel tem suporte a um modo de gerenciamento pelo sistema (SMM).

Dessa forma, as operações de atualização de firmware são operadas em nível mais alto pela interface de sistema do Seamless System Firmware Runtime Update e após concluídas passadas para o MM fazer a injeção dos códigos em baixo nível, permitindo que o processo tanto de instalação da nova BIOS quanto as verificações dos códigos aconteçam sem que haja interrupção no tempo de operação das máquinas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp Fonte: UEFI.org
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.