Índice do Artigo

Intel

Intel prepara sistema para atualização de firmware (BIOS) sem necessidade de restart

Intel prepara sistema para atualização de firmware (BIOS) sem necessidade de restart
Créditos: Intel

Segundo notas de atualização de kernel para Linux e documento detalhado disponível no fórum UEFI.org, a Intel está preparando sistema de atualização de BIOS que possibilita atualiza de firmware sem a necessidade reinicializar sistemas.

A tecnologia Intel® Seamless Update é um atrativo para usuários em geral, que muitas vezes não fazem atualizações importantes justamente pela necessidade de reinicialização, mas é essencial para empresas com contratos específicos que exigem sistemas funcionando em tempo integral, como infraestrutura de serviços médicos ou sistemas sensíveis de órgãos governamentais e de segurança.

De maneira geral, uma firmware antiga não representa muitos problemas para o usuário médio padrão, mas no caso de serviços essenciais e com dados sensíveis, BIOS antigas muitas vezes podem representar vulnerabilidades de sistema, oferecendo um prato cheio para os ataques cada vez mais comuns de ramsomware, além da exploração de outras vulnerabilidades que colocam em risco dados sensíveis.

A exigência de que os sistemas estejam operando 100% do tempo, ou o mais próximo possível disso, acaba evitando que esses sistemas recebam atualizações de segurança , levando máquinas com dados sensíveis e serviços essenciais a muitas vezes operar com BIOS desatualizadas, justamente por atualmente esses processos de atualização demorarem alguns minutos em que a máquina fica inacessível. 

Créditos: UEFI.org

Atualmente a injeção de código para atualização de BIOS, feita através do Management Mode (modo de gerenciamento) é gerenciada por serviços UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) e ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), mas a arquitetura dos processadores Intel tem suporte a um modo de gerenciamento pelo sistema (SMM).

Dessa forma, as operações de atualização de firmware são operadas em nível mais alto pela interface de sistema do Seamless System Firmware Runtime Update e após concluídas passadas para o MM fazer a injeção dos códigos em baixo nível, permitindo que o processo tanto de instalação da nova BIOS quanto as verificações dos códigos aconteçam sem que haja interrupção no tempo de operação das máquinas.

Via: UEFI.org, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções