Créditos: Bilibili

Soquete Intel LGA1700 mantém sistema tradicional para instalação de coolers

Será necessário adaptadores por conta da diferença na altura do socket

A próxima geração de CPUs Intel Core Alder Lake (12ª geração) já está perto de fazer sua estreia e diversos rumores vazamentos já mostraram muito desses processadores. Agora o socket LGA1700, que irá receber os CPU Alder Lake, apareceu em fotos publicadas no fórum Bilibili.

Já dá para ter uma ideia da mudança em relação ao socket atual. Com o codinome 15R1, o socket LGA1700 é consideravelmente maior que o LGA1200 da geração atual Intel Core Comet Lake. A altura do socket aumentou em 7.5mm para acomodar centenas de pinos a mais.

A identificação "LGA-17xx/LGA-18xx" pode ser vista impressa no mecanismo de retenção do CPU, indicando que esse socket pode receber, também, os processadores Raptor Lake (13ª geração), que devem usar 1800 pinos, além de acomodar os próprios CPUs Alder Lake que irão utilizar os 1700 pinos. 

A altura do IHS do CPU para a base do cooler mudou, o que vai levar os fabricantes de cooler a terem um bracket diferente para esse socket, o que não é nenhuma novidade para eles. Inclusive já noticiamos aqui algumas fabricantes de cooler anunciando suporte para o LGA1700.

- Continua após a publicidade -

Essa é uma das maiores mudanças feita nas plataformas da Intel. Isso se dá, principalmente, por conta dos novos processadores híbridos usando o mesmo princípio dos CPUs ARM com núcleos big.LITTLE. A geração Alder Lake terá o máximo de 8 núcleos grandes Golven Cove com Hyper Threading e 8 núcleos pequenos Gracemont sem Hyper Threading.

As informações não oficiais sobre a próxima geração de CPUs Intel Alder Lake já mostraram os preços de alguns processadores, como o topo de linha 19-12900K (que deve ser mais forte que o Ryzen 9 5950X) custando US$ 605,92. Além disso, a 12ª geração da Intel irá receber novos cooler box.

Algumas fabricantes de placa-mãe tiveram seus modelos para LGA1700 vazados, mostrando que essa geração irá transitar entre as memórias DDR4 e DDR5. A estreia da próxima geração de CPUs Intel Core 12ª geração deve acontecer com os processadores topo de linha e placas-mãe Z690 e são esperados para o mês que vem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, VideoCardz
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.