Índice do Artigo

Intel

Soquete Intel LGA1700 mantém sistema tradicional para instalação de coolers

Soquete Intel LGA1700 mantém sistema tradicional para instalação de coolers
Créditos: Bilibili

Conteúdo Relacionado
asus-com-chipset-intel-z690-aparecem-em-lista-da-eec/" title="Placas-mãe da ASUS com chipset Intel Z690 aparecem em lista da EEC">
Placas-mãe da ASUS com chipset Intel Z690 aparecem em lista da EEC

Intel

Placas-mãe da ASUS com chipset Intel Z690 aparecem em lista da EEC

A próxima geração de CPUs Intel Core Alder Lake (12ª geração) já está perto de fazer sua estreia e diversos rumores vazamentos já mostraram muito desses processadores. Agora o socket LGA1700, que irá receber os CPU Alder Lake, apareceu em fotos publicadas no fórum Bilibili.

Já dá para ter uma ideia da mudança em relação ao socket atual. Com o codinome 15R1, o socket LGA1700 é consideravelmente maior que o LGA1200 da geração atual Intel Core Comet Lake. A altura do socket aumentou em 7.5mm para acomodar centenas de pinos a mais.

A identificação “LGA-17xx/LGA-18xx” pode ser vista impressa no mecanismo de retenção do CPU, indicando que esse socket pode receber, também, os processadores Raptor Lake (13ª geração), que devem usar 1800 pinos, além de acomodar os próprios CPUs Alder Lake que irão utilizar os 1700 pinos. 

A altura do IHS do CPU para a base do cooler mudou, o que vai levar os fabricantes de cooler a terem um bracket diferente para esse socket, o que não é nenhuma novidade para eles. Inclusive já noticiamos aqui algumas fabricantes de cooler anunciando suporte para o LGA1700.

Essa é uma das maiores mudanças feita nas plataformas da Intel. Isso se dá, principalmente, por conta dos novos processadores híbridos usando o mesmo princípio dos CPUs ARM com núcleos big.LITTLE. A geração Alder Lake terá o máximo de 8 núcleos grandes Golven Cove com Hyper Threading e 8 núcleos pequenos Gracemont sem Hyper Threading.

As informações não oficiais sobre a próxima geração de CPUs Intel Alder Lake já mostraram os preços de alguns processadores, como o topo de linha 19-12900K (que deve ser mais forte que o Ryzen 9 5950X) custando US$ 605,92. Além disso, a 12ª geração da Intel irá receber novos cooler box.

Algumas fabricantes de placa-mãe tiveram seus modelos para LGA1700 vazados, mostrando que essa geração irá transitar entre as memórias DDR4 e DDR5. A estreia da próxima geração de CPUs Intel Core 12ª geração deve acontecer com os processadores topo de linha e placas-mãe Z690 e são esperados para o mês que vem.

Via: Tom’s Hardware, VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções