Créditos: Nintendo

Nintendo GameCube completa 20 anos

Console deu vida a muitos jogos que marcaram época e são jogados até hoje

Hoje é uma data especial para os fãs do Nintendo GameCube, o console que foi lançado no começo dos anos 2000 para disputar espaço com o Xbox da Microsoft e o PlayStation 2 da Sony completa hoje 20 anos do seu lançamento no Japão, o console chegou a vender quase 22 milhões de unidades na sua história.

Foi em 14 de setembro de 2001 que chegava às lojas um console um pouco diferente do habitual, ele tinha um formato quadrado e utilizava mini discos (miniDVD) de apenas 1.5 GB contra os tradicionais DVDs de 4.7 GB que estavam nos outros consoles, dizem que tal medida foi para não pagar direitos de uso do DVD tradicional e também para dificultar a pirataria no console, pois a empresa resistiu até o Nintendo 64 utilizando cartuchos.

O GameCube tinha como seu maior triunfo ser um console Nintendo com direito a diversas franquias como Mario, Zelda, Metroid, Donkey Kong entre outros e apostava em seu controle diferenciado, com a disposição dos botões de ação um pouco diferente do encontrado em controles mais comuns e oferecendo maior ergonomia na pegada.

O console foi responsável por diversos títulos que ficaram famosos e são lembrados até hoje, a própria Nintendo deu vida a uma seleção impecável de jogos, prepare-se pois a lista é grande e aproveite para salvar os nomes caso você não tenha tido a oportunidade de conhecê-los.

- Continua após a publicidade -
  • Metroid Prime
  • Metroid Prime 2: Echoes
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess
  • The Legend of Zelda: The Wind Waker
  • Eternal Darkness: Sanity's Requiem
  • Super Smash Bros. Melee
  • Super Mario Sunshine
  • Pikmin
  • Pikmin 2
  • F-Zero GX
  • Paper Mario: The Thousand-Year Door
  • Mario Kart: Double Dash!!
  • Animal Crossing
  • Wave Race: Blue Storm
  • Donkey Konga
  • Mario Party 4, 5, 6 e 7
  • Mario Power Tennis
  • Super Mario Strikers

Além dos jogos da própria empresa, tiveram grandes títulos de outras third-parties que fizeram grande sucesso no fogãozinho da Nintendo, o GameCube foi o primeiro console a receber uma versão de Resident Evil 4, que na época era exclusivo e só depois de um tempo foi lançado para o PlayStation 2, e para algumas dezenas de outros consoles com o passar dos anos.

A própria saga Resdent Evil recebeu um remake para o primeiro jogo além do título Resident Evi 0 que foi desenvolvido na época e apareceu primeiro no GameCube, a Capcom inclusive trouxe outros jogos como Viewtiful Joe 1 e 2 que fizeram bastante sucesso na época.

Outro grande sucesso foi o lançamento do remake de Metal Gear Solid 2, que foi lançado pela Konami exclusivamente para o GameCube com o nome de Metal Gear Solid: The Twin Snakes, infelizmente foi o único título da série a chegar no console da Nintendo.

Fã japonês completa coleção com todos os 1244 jogos já lançados para Game Boy

Fã japonês completa coleção com todos os 1244 jogos já lançados para Game Boy
Toda a coleção foi conquistada com ajuda de seguidores do Twitter

- Continua após a publicidade -

Para quem está lendo, pode parecer que só houveram momento incríveis na história do GameCube, e houveram sim muitos ótimos títulos durante sua história, em um console que entregava diversão, porém a Nintendo não conseguiu bater de frente com a Sony e seu PlayStation 2, que vinha do sucesso estrondoso do seu primeiro console e bateu recordes de vendas e títulos publicados, ofuscando o console da Nintendo na disputa e fazendo com que ela não conseguisse repetir o sucesso que vinha obtendo nos portáteis.

Com grandes jogos citados até aqui, e muitos ainda que podem ter sido esquecidos nessa publicação, o Nintendo GameCube foi um ótimo companheiro pára seus quase 22 milhões de donos nessa trajetória.

Após seu lançamento em 14 de setembro de 2001 no Japão, o console chegou aos Estados Unidos em novembro do mesmo ano e na Europa em 2002, o GameCube ainda teve lançamento oficial no Brasil posteriormente em parceria com a Gradiente.

Seu fim chegou em 2007 com o desligamento da produção nas fábricas que davam vida ao console, isso aconteceu após o lançamento do seu sucessor em 2006, o Nintendo Wii, que inclusive trazia retrocompatibilidade nativa com os discos e controles do GameCube,

Deixe nos comentários suas lembranças com o console quadradinho da Nintendo que trouxe alegria para muitas pessoas!

Antes do lançamento do Nintendo Switch OLED, preço oficial do Nintendo Switch baixou

Antes do lançamento do Nintendo Switch OLED, preço oficial do Nintendo Switch baixou
Baixa no valor foi motivada pela adequação da taxa de câmbio segundo a Nintendo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: eurogamer
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.