Créditos: Intel

Intel vai reduzir preço de chips para servidores para ser mais competitiva contra AMD

Segundo o DigiTimes, já é possível encontrar CPUs mais baratos

A disputa pelo mercado de servidores com a crescente participação da AMD nos últimos anos fez com a Intel repensasse suas estratégias e baixasse os preços de seus CPUs desse segmento. De acordo com o DigiTimes, muitos processadores já podem ser encontrados com preços abaixo do sugerido pela própria Intel.

A AMD tem duas desvantagens nessa disputa, conforme aponta o Tom's Hardware. A empresa não conta com fábricas próprias para a produção de seus chips Zen e tem menos recursos que a rival Intel. Mesmo assim, sua participação nesse segmento só tem aumentado, caso contrário, a Intel não tomaria essa atitude.

Em uma apresentação fiscal recente, a AMD atribuiu o crescimento em sua receita às soluções voltadas para data centers e servidores, como os processadores Epyc e GPUs Instincts baseadas em CDNA, principalmente equipando super computadores. Apesar da alta na venda de placas de vídeo Radeon, esse seguimento sofreu mais com a escassez de recursos.

Por outro lado, a Intel tem todo o controle do processo de produção de seus chips, além de sua condição econômica que lhe permite tomar decisões como esta, mesmo que resulte em perdas nos lucros. De acordo com dados da Puget Systems, empresa/loja especializada em computadores para servidores e data centers, a AMD passou de 5% em junho de 2020 para 60% em vendas nesta loja em junho deste ano.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Mercury Research, a AMD alcançou 9.5% de participação no mercado global de CPUs para servidores no segundo trimestre deste ano. Isso dá 4% de aumento ano a ano, mas 1% a menos comparado ao primeiro trimestre de 2021, com participação nesse mercado em 10.5% no começo do ano. 

Esse mercado tem uma exigência imediatista. Não é comum uma empresa esperar o suprimento no estoque voltar ao normal, sendo que ela pode usar a solução da rival para continuar operando. Porém trocar de plataforma obrigando a refazer toda a infraestrutura não é uma tarefa simples. Então, nesses casos, sai ganhando quem tem a solução em estoque, e um preço mais camarada ajuda muito também.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.