Créditos: AMD/ExecutableFix

CPUs AMD Zen 4 terão melhorias no consumo de energia e na geração de calor

Primeiros processadores com essa arquitetura serão os Ryzen 7000

Segundo o site Igor's Lab, os futuros processadores AMD Ryzen 7000, de codinome Raphael, serão mais eficientes no consumo de energia e também um melhor monitoramento das temperaturas. Isso se dará graças a nova arquitetura Zen 4.

Com a nova geração dos processadores Intel apresentando maior gasto de energia em testes, a AMD terá um bom trunfo contra a sua rival caso a arquitetura Zen 4 realmente seja mais eficiente no consumo. Igor Wallossek (o dono do Lab) aponta que o lado vermelho busca reduzir o número de estágios de conversão de energia no CPU. Os planos da empresa são diminuir para dois estágios.

Em relação ao monitoramento do calor no processador, a AMD passou por alguns problemas relacionados a leitura da temperatura. A ferramenta do CPU responsável por essa parte, a CUR_TEMP causou algumas leituras errôneas nas gerações anteriores do Ryzen. Esses erros faziam o fans girar mais rápido quando não era necessário. No Ryzen Raphael esta parte receberá uma análise mais aprofundada para corrigir o problema, acabando com o fan rodando mais que o pião da casa própria e diminuindo o barulho.

Novos processadores AMD: o que se sabe até agora?

A AMD lançará duas linhas de Ryzen em 2022: a APU Ryzen 6000 (Remebrandt), processadores que são baseados na arquitetura Zen 3+ (praticamente um upgrade dos Ryzen 5000) com cache 3D e a família de processadores de arquitetura Zen4 de codinome Raphael. Caso os vazamentos do leaker Greymon55, sobre a APU já estar em produção em massa, sejam verdadeiros, os Ryzen 6000 podem chegar até antes de 2022. 

- Continua após a publicidade -

Já a linha mainstream para desktops de CPUs Zen 4 deve ser lançada com gráficos integrados, assim como a Intel já faz. Os AMD Ryzen 7000 "Raphael" terão iGPU baseada em RDNA 2.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: Igor's Lab
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.